A vitória da Seleção por 2 a 1 sobre a Colômbia, de virada, pela quarta rodada do Grupo B da Copa América, garantiu o primeiro lugar na chave para os comandados por Tite. O técnico completou, nesta quinta-feira (23), cinco anos no cargo. Ele enalteceu a vitória da técnica dos seus atletas, concentrados até o apito final, sobre a qualidade e força dos adversários.
— A Colômbia não queria jogo a partir de um momento, queria só tirar o ritmo. E nós tivemos este componente mental para manter a atuação. Mérito dos atletas, porque domínio e passe todos sabem. Mas tanto os que começaram quanto os que entraram estavam concentrados, ninguém entrou frio — destacou Tite.
Pela primeira vez desde o começo do torneio, Tite teceu comentários que podem ser endereçados à Conmebol pela organização da Copa América. Primeiro, criticou a qualidade do gramado do Estádio Engenhão — repetindo Messi, que já havia jogado e reclamado. Depois, atribuiu tal falha à pressa na realização da competição no Brasil:
— Campo com condições muito ruins para jogar futebol. Prejudica todo espetáculo, quem quer criar não consegue. Foi muito rápido o tempo para fazer isso, e muito rápido não dá para fazer. É inadmissível jogadores de altíssimo nível da Europa em ambos lados virem para um gramado com essas condições. A bola fica picotada, a fluência do jogo fica prejudicada. Se pedir comentário dos atletas vão falar quase a mesma coisa que estou falando. Se queremos um grande espetáculo, é preciso dar as condições para este espetáculo
Apesar dos duelos truculentos entre jogadores dentro de campo, Tite não viu falta de lealdade entre eles. Assumiu a culpa de ter respondido a gritos de um membro da comissão técnica colombiana, no que para ele foi o único desentendimento da noite. A arbitragem de Nestor Pitana, que interferiu no lance do gol de empate do Brasil, não foi comentada pelo gaúcho. Sobraram elogios para o desempenho da Colômbia nesta noite e nos últimos confrontos.
— A plasticidade do golaço mostra a qualidade deles. Um voleio que o Bebeto vai achar parecido. São duas equipes de muitíssima qualidade. Não tivemos briga, tivemos um grande jogo de futebol. Não houve uma falta desleal sequer. Competimos contra um grande adversário e com as adversidades, por isso comemoramos — opinou Tite.