A Stock Med/União Corinthians se classificou para a final do Campeonato Brasileiro de Clubes de basquete masculino. Em partida realizada nesta sexta-feira (21), na Arena Multiuso Brusque (SC), a equipe de Santa Cruz do Sul venceu o Botafogo pelo placar de 73 a 57.
O começo de jogo foi conturbado para a equipe gaúcha. Sofrendo defensivamente com o armador adversário, Paulinho Boracini, o União Corinthians viu o Botafogo abrir 10 a 2 nos primeiros três minutos da partida. Após o pedido de tempo do técnico Athos Calderaro, o clube santa-cruzense reagiu e encerrou o primeiro quarto perdendo por 13 a 9. O ponto negativo foi o aproveitamento nos arremessos, com 0 de 10 nas bolas de três e apenas 18% no aproveitamento geral de quadra.
As defesas seguiram ditando o ritmo do segundo período. Apesar das dificuldades no perímetro, a equipe gaúcha foi impulsionada por arremessos próximos da cesta, com oito pontos totais vindo da área pintada, além de 11 de 14 (78%) nos lances livres. Com boa arrancada nos minutos finais, o União Corinthians foi para o intervalo vencendo por 30 a 26.
O ritmo acelerou no terceiro quarto. Embalados pelo grande momento do ala Lelê que fez oito pontos seguidos, o União Corinthians teve uma arrancada de 13 a 5 até a paralisação da partida, por conta da umidade da quadra recorrente ao clima de Santa Catarina e a chuva que encontrou algumas goteiras no ginásio de Brusque, quando restavam seis minutos do terceiro quarto
— Está difícil desde o primeiro minuto, acabamos acostumando, mas acredito que uma quadra está um pouco mais úmida, esperamos que melhore a situação — enfatizou o ala-armador Ícaro Parisotto durante a paralisação.
Após uma espera de quase três horas, o jogo foi reiniciado e as equipes demoraram a recuperar a performance anterior. Sendo assim, a metade final do terceiro quarto foi de péssimo aproveitamento de ambos os lados e o União Corinthians manteve a liderança de 49 a 40. O quarto final teve como marca o equilíbrio, porém a equipe gaúcha administrou a vantagem e se classificou para a final, com o marcador de 73 a 57.
Os destaques da partida foram o pivô Ralfi Ansaloni com um duplo-duplo de 15 pontos e 13 rebotes, e o ala Lelê com 16 pontos, seis rebotes e cinco assistências. Ícaro Parisotto terminou como cestinha do duelo, com 18 pontos, além de cinco rebotes e quatro assistências.
No Botafogo os destaques foram o veterano armador Duda Machado, com 16 pontos e sete rebotes e o pivô Rafael de Araújo, que terminou com um duplo-duplo de 11 pontos e 12 rebotes. além de realizar uma assistência.
O resultado faz o time do União Corinthians reprisar o feito da equipe, que em 1997 decidiu o então Campeonato Nacional contra o Franca e que já havia sido campeã em 1994 e vice em 1996.
Na decisão, o time gaúcho enfrentará o Flamengo/Blumenau, que venceu o Basket Osasco por 79 a 74, contando com uma grande atuação do pivô João Pedro, que marcou um duplo-duplo de 27 pontos e 14 rebotes. A equipe catarinense leva o nome do clube carioca em função de uma parceria que consiste no empréstimo de jogadores da categoria Sub-23 do time do Rio de Janeiro para a disputa do torneio.
O confronto final do Campeonato Brasileiro de Clubes de basquete masculino será neste sábado (22), na Arena Multiuso Brusque (SC), às 18h30.