Após a mudança no modelo de monitoramento da pandemia por parte do governo do Rio Grande do Sul, a prefeitura de Porto Alegre publicou, na manhã desta quarta-feira (19), decreto com as novas regras para o funcionamento das atividades na cidade. As medidas passam a valer a partir desta quarta-feira (19). As regras em relação a competições esportivas profissionais e amadoras pouco mudaram comparadas ao último decreto vigente (que datava do dia 27 de abril) até as primeiras horas desta quarta.
Na ocasião, todo o Estado estava em bandeira vermelha, o que permitia competições esportivas com 50% dos trabalhadores, exclusivo para campeonatos esportivos chancelados por ligas estaduais e nacionais, federações e confederações nacionais e internacionais reconhecidas pelo Sistema Nacional dos Desportos (SND), para atletas federados ou inscritos em entidades reconhecidas pelo SND.
As competições com atletas amadores, com o decreto antigo que vigorava em Porto Alegre, estavam proibidas, sendo essa a maior mudança na nova deliberação feita pelo prefeito Sebastião Melo (PMDB-RS).
Agora, elas podem ocorrer desde que contem com a autorização do município. Já os treinos e jogos que não forem realizados para o campeonato devem seguir os protocolos vinculados as "atividades físicas" — em ambiente aberto, uma pessoa para cada quatro metros quadrados de área útil e, em ambientes fechados, uma pessoa a cada oito metros quadrados, sendo obrigatório uso de máscara durante a atividade física, salvo exceções regulamentadas por portarias da SES.
O público, que já estava proibido a comparecer, segue vedado em todas as ocasiões. Todas as competições devem respeitar a nota informativa nº 18 publicada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-RS) no dia 13 de agosto de 2020.
Em relação às competições profissionais, não existe qualquer tipo de alteração no decreto. Gauchão, Libertadores, Copa do Brasil, Brasileirão, Série B, C e D seguem sendo autorizadas, respeitando os protocolos estipulados pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Conmebol. A Divisão de Acesso e a Terceirona, a nível estadual, também estão autorizadas.
Confira as novas regras para competições esportivas do decreto de Porto Alegre
- Exclusivo para prática esportiva, sendo vedado público espectador.
- Autorização prévia do(s) município(s) sede.
- Treinos e jogos coletivos fora da competição conforme protocolos de “Atividades Físicas, etc“.
- Reforço na comunicação sonora e visual dos protocolos para público e colaboradores.
- Futebol profissional: Protocolo Detalhado e Manual de Diretrizes Operacionais do Futebol Gaúcho 2021 da FGF; Diretriz Técnico Operacional de Retorno das Competições da CBF; Protocolo de Operações para competições de clubes da Conmebol (2021).
- Todas: Nota informativa nº 18 COE SES-RS de 13 de agosto de 2020.