O espanhol Rafael Nadal conquistou neste domingo (25) o 12º título no ATP 500 de Barcelona. Na decisão, o atual número 3 do ranking mundial derrotou o grego Stefanos Tsitsipas, quinto, por 2 a 1, parciais de 6/4, 6/7 (6) e 7/5, em 3h38min de jogo.
Maior campeão de torneios em quadras de saibro de todos os tempos, o canhoto de 34 anos venceu o 61º torneio em seu piso favorito. Das outras principais competições em terra batida do circuito, ele venceu 13 vezes o Aberto da França, em Roland Garros, 11 vezes o Masters de Monte Carlo e nove o Masters de Roma. Em toda a carreira, Nadal tem 452 vitórias contra 42 derrotas no saibro.
A decisão diante de Tsitsipas foi emocionante e o grego começou melhor. Agressivo, ele aproveitou os erros do espanhol e quebrou o saque em 2-1. Aos poucos, o ex-líder do ranking retomou o controle, empatou em 4-4 e obteve um segundo break no 10º game para levar a primeira parcial.
No segundo set, mais uma vez o tenista grego de 22 anos largou em vantagem e repetiu a quebra de saque em 2-1. Nadal devolveu no 3-3 e chegou a ter dois match points no décimo game, mas não conseguiu fechar o jogo. No tie-break, Tsitsipas errou menos e com 8-6 empatou o confronto.
O terceiro set aumentou a intensidade da partida e os dois tenistas mantiveram os saques, com relativa tranquilidade, até o oitavo game. No nono, Nadal precisou lutar muito para evitar a quebra ao ficar apenas com o segundo saque em 30-40. Na sequência, ele pressionou o grego e conseguiu o break em 6-5, para finalmente fechar em 7/5 e comemorar o 87º título de sua carreira.
Colombianos faturam o bicampeonato nas duplas
A decisão da chave de duplas teve como vencedores os colombianos Juan Sebastián Cabal e Robert Farah, que superaram a parceria do alemão Kevin Krawietz e do romeno Horia Tecău em sets diretos, parciais de 6/4 e 6/2, após 69 minutos de jogo.
Este foi o segundo título dos sul-americanos em Barcelona, já que eles também venceram em 2019 - o torneio não aconteceu em 2020 por causa da pandemia de coronavírus. Na carreira, a dupla colombiana soma 19 troféus no circuito da ATP.