Com uma grande atuação, o Minas Tênis Clube entrou em quadra e dominou o fortíssimo Quimsa, atual campeão da Liga dos Campeões das Américas de Basquete masculino e líder da Liga Argentina e garantiu vaga nas semifinais da competição.
Na noite desse sábado, na cidade de Manágua, na Nicarágua, sede da fase final do campeonato continental, o time mineiro, com muita autoridade, venceu o argentino, do início ao fim, por 87 a 60 (17/11, 30/14, 22/22 e 18/13) e segue na busca pelo título.
Com 20 pontos, cinco rebotes e cinco assistências, o ala norte-americano David Jackson foi o cestinha do Minas Storm, como a equipe é conhecida. Além dele, os mineiros também contaram com 16 pontos do ala norte-americano Shaquille Johnson e outros 15 do ala Gui Santos.
O Minas esteve melhor que o Quimsa desde o início do jogo. Nos minutos iniciais, a equipe mineira mostrou superioridade e conseguiu segurar o ataque argentino. Com grande consistência defensiva, o time brasileiro foi para cima e não deixou a equipe adversária respirar em quadra e venceu os dois primeiros períodos com tranquilidade: 17/11 e 30/14, totalizando 47 a 25 no primeiro tempo.
Após o intervalo, o jogo se equilibrou. O Quimsa foi ao ataque e conseguiu impor o seu ritmo. Porém, o Minas esteve atento e tentou de todas as formas segurar os argentinos. Muito equilibrada, a terceira parcial terminou empatada em 22 a 22, e os brasileiros mantiveram a vantagem de 11 pontos (69 a 47) construída na primeira etapa.
Sem dar chances de reação aos atuais campeões, o Minas Storm manteve um ritmo intenso no ataque e, com muita regularidade, conseguiu vencer por 87 a 60 e assegurar a vaga na semifinal contra o time da casa, o Real Estelí. A equipe da Nicarágua se classificou ao derrotar outro brasileiro, o Sesi Franca por 94 a 73 . A partida acontece neste domingo (11), às 22h10 (de Brasília). A outra semifinal será disputada entre os brasileiros São Paulo e Flamengo, que jogarão mais cedo, às 19h40.