O Flamengo venceu o Caballos de Coclé, do Panamá, por 74 a 59, neste sábado (10), no Centro Esportivo Alexis Argüello, em Managua, na Nicarágua, e garantiu uma vaga nas semifinais da Liga dos Campeões das Américas de Basquete masculino.
Para garantir a vitória, a equipe carioca contou com boas atuações do ala Marquinhos e ao ala-armador mexicano Lucas Martinez, ambos com 14 pontos. O adversário em busca de uma vaga na decisão será o São Paulo, que eliminou o San Lorenzo, da Argentina. O confronto acontece neste domingo (11), às 19h40 (de Brasília).
Os primeiros cinco pontos do Flamengo no quarto inicial foram marcados por Rafael Hettsheimeir, numa bola de dois e outra de três pontos. Iniciando com Yago, Lucas Martinez, Marquinhos, Leo Demetrio e Hettsheimeir, o time rubro-negro encontrava certa facilidade para armar suas jogadas ofensivas e conseguia abrir uma boa margem no placar.
Marquinhos e Martinez também converteram bolas de três para o time brasileiro, que terminou na frente por 21 a 8 no primeiro período. No segundo quarto, a equipe dirigida por Gustavo de Conti continuou com grande intensidade de jogo. Numa bela jogada, Marquinhos descolou um passe na medida para Leo Demétrio, que estava livre e fez a cravada. O time panamenho subiu de produção e conseguiu encurtar a diferença no placar. Num momento importante do período, Jhonatan Luz converteu uma bola de três, não permitindo a reação da equipe da América Central. O Rubro-Negro foi para o intervalo com nove pontos de vantagem: 35 a 26.
No início do terceiro quarto, o Caballos de Coclé chegou a encurtar a diferença para quatro pontos. Mas o Flamengo reagiu rapidamente com Marquinhos, que chamou a responsabilidade e converteu uma bola de três. Lucas Martinez recebeu livre e também marcou mais três pontos. Nos minutos finais do período, o Fla voltou a abrir uma boa vantagem no marcador: 53 a 42.
Os últimos 10 minutos começaram com Martínez mostrando toda sua categoria e novamente anotando mais uma bola de três. Na sequência, Rafael Mineiro e Yago Mateus também tentaram de fora do perímetro e converteram mais seis pontos para o time carioca. Na reta final do quarto, Leo Demetrio arriscou pra três e a bola entrou. Soberano durante todo o jogo, o Rubro-negro soube administrar a vantagem conquistada e saiu de quadra com a classificação garantida para a semi: 74 a 59.
Além de Marquinhos e Lucas Martínez, o pivô Rafael Mineiro também teve atuação destacada ao marcar 12 pontos. No time do Panamá, o cestinha foi o porto-riquenho Timajh Dyquan-Parker, que marcou 13 pontos e apanhou nove rebotes.