O esforço de mais de três horas na véspera para derrotar Novak Djokovic, na semifinal do ATP 250 de Belgrado, na Sérvia, acabou pesando neste domingo (25) e o russo Aslan Karatsev acabou sendo superado pelo italiano Matteo Berrettini na decisão realizada neste domingo (25).
Com parciais de 6/1, 3/6 e 7/6 (0), em jogo de altos e baixos, o tênis agressivo do italiano prevaleceu após 2 horas e 27 minutos de partida disputada no saibro do Novak Tennis Center, que atualmente é dirigido pelo seu irmão do número um do mundo, Djordje Djokovic. Este foi o quarto título da carreira do tenista de 25 anos, o primeiro desde junho de 2019.
A última conquista do atual número 10 do mundo havia ocorrido na grama de Stuttgart, na Alemanha. O italiano também venceu no saibro de Gstaad, na Suíça, e Budapeste, na Hungria.
Mas apesar da conquista, Berrettini não terá evolução no ranking da ATP, mas abrirá quase 500 pontos de distância sobre o concorrente mais direto, o espanhol Roberto Bautista Agut. Sua mais alta classificação foi o oitavo posto, em 2019.