O suíço Roger Federer já tem data para sua volta às quadras depois de ficar mais de um ano longe das competições e de passar por duas cirurgias no joelho direito. A organização do ATP 250 de Doha, no Catar, disputado em quadras rápidas, programou para quarta-feira (10) a estreia do ex-número 1 do mundo. Já pelas oitavas de final, ele enfrentará o vencedor do duelo entre o francês Jeremy Chardy e o britânico Daniel Evans, que será nesta terça (9).
Cada vez mais perto do retorno, Federer garante estar livre de dores e lesões e que as condições físicas do joelho vão definir o tempo que resta em sua carreira.
— Acho que o joelho ditará como será a minha recuperação, como serão os meus resultados e por quanto tempo ainda posso continuar jogando — disse Federer, em entrevista coletiva.
— Eu sei que é raro um cara de quase 40 anos (tem 39) voltar depois de um ano de afastamento e fiquei surpreso com o tempo que demorou para voltar, mas tomei uma decisão bem cedo com minha equipe de que não queria ter pressa para voltar ao circuito. É importante que eu esteja livre de lesões, sem dor e possa realmente me divertir em quadra — prosseguiu o suíço.
Vencedor de 20 títulos de Grand Slam e 103 torneios no circuito profissional da ATP, Federer não estabeleceu metas de resultados para os primeiros torneios e já está feliz por voltar.
— Seja como for este torneio, ficarei feliz porque terei disputado um torneio novamente. As expectativas são muito baixas, mas espero poder surpreender a mim mesmo e talvez aos outros. Sei que as pessoas vão pensar que o normal é que eu consiga títulos, finais ou semifinais e estou feliz que as pessoas pensem em mim dessa forma, mas, honestamente, as minhas expectativas são completamente diferentes — admitiu.
O grande objetivo para o suíço é estar em plenas condições durante Wimbledon, o terceiro Grand Slam da temporada, em Londres, entre 28 de junho e 11 de julho.
— Neste momento, vamos ver como vão ser os jogos. Vamos ver como estão os treinamentos dos caras top. Ainda preciso ficar mais forte, melhor, mais rápido e tudo mais. Espero estar 100% em Wimbledon. E a partir daí, a temporada realmente começa para mim — comentou.
— Posso me surpreender. Na verdade, eu já treinei nas últimas três semanas. Fiquei surpreso com o quão bem eu realmente fui. Mas sabemos que os jogos diferentes, então agora eu apenas penso em dia após dia. Estou feliz por estar de volta ao circuito novamente — completou Federer.