O lateral Orejuela é aguardado, nesta quinta-feira (4), no CT do São Paulo para realizar exames médicos. Se tudo estiver bem com o atleta, que era do Cruzeiro e estava emprestado ao Grêmio, será assinado um contrato até março de 2024. O dinheiro envolvido na negociação, cerca de R$ 13 milhões, servirá para pagar dívidas do time mineiro.
O São Paulo vai comprar os 50% dos direitos que pertenciam ao Cruzeiro. A outra parte vai permanecer com o Ajax, da Holanda, clube que Orejuela atuava antes de chegar ao Brasil.
Após a queda do Cruzeiro para a Série B do Brasileirão, Orejuela foi emprestado ao Grêmio na temporada 2020. Seu alto salário é inviável para a precária situação financeira pela qual passa o clube mineiro, que vai seguir fora da elite do futebol nacional em 2021.
O Grêmio chegou a fazer uma proposta maior por Orejuela no fim do ano passado. O Cruzeiro, no entanto, recuou depois de sinalizar o acordo por acreditar que conseguiria valores maiores no mercado. Atlético-MG e Flamengo fizeram sondagens, mas não houve avanço.
Orejuela estava treinando com os demais jogadores do Cruzeiro na Toca da Raposa após passar por tratamento por causa de uma lesão na coxa esquerda, sofrida em novembro do ano passado.
Depois de obter sua primeira vitória no Campeonato Paulista, com a goleada sobre a Inter de Limeira, o São Paulo volta a campo no sábado, às 19h, no Morumbi, para o clássico com o Santos.