O espanhol Rafael Nadal se classificou sem sustos às quartas de final do Aberto da Austrália. Nesta segunda-feira (15), o número 2 do mundo derrotou o italiano Fabio Fognini, 17.º no ranking da ATP, por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/4 e 6/2, em jogo que teve 2h16min de duração.
Este foi o 13.º triunfo de Nadal em 17 duelos com Fognini, resultado que o coloca pela 13.ª vez nas quartas de final do primeiro Grand Slam da temporada, evento que venceu em 2009. Seu próximo adversário será o grego Stefanos Tsitsipas, número 6 do mundo, que nem precisou entrar em quadra nas oitavas de final, pois o italiano Matteo Berrettini abandonou o evento, com uma lesão no músculo abdominal.
Diante de Fognini, Nadal dominou o começo do duelo, logo abrindo 3/0 na primeira parcial, vencida por 6/3. O espanhol sofreu no segundo set, tanto que chegou a estar perdendo por 4/2, mas ao vencer quatro games seguidos, conseguiu a virada para 6/4. Já no terceiro, encaminhou a vitória ao converter um break point no terceiro game. Ainda conseguiu outra quebra de serviço antes de fechar a parcial em 6/2 e o jogo em 3 a 0.
— Foi uma vitória importante para a minha confiança. Fico feliz que as costas estão aguentando melhor —disse o espanhol, que antes do torneio enfrentou dores na região lombar.
Russos farão duelo nas quartas de final
Também nesta segunda, o russo Daniil Medvedev venceu o 18.º jogo consecutivo para se garantir nas quartas de final em Melbourne. O número 4 do mundo superou o norte-americano Mackenzie McDonald, 192º do ranking, por 6/4, 6/2 e 6/3, em 1 h34 min de partida.
Assim, Medvedev se recuperou da atuação irregular diante do sérvio Filip Krajinović, na rodada anterior, quando precisou de cinco sets para avançar e ainda chegou a se desentender com o seu técnico durante o duelo.
Nas quartas de final, o tenista que antes do Aberto da Austrália havia se sagrado campeão da ATP Cup e dos dois últimos torneios de 2020, o Masters de Paris e o ATP Finals, em Londres, fará um confronto russo com Andrey Rublev, número 8 do mundo, que também foi titular da equipe campeã da ATP Cup.
Em outro jogo que não chegou ao final, Rublev passou pelo norueguês Casper Ruud, 28.º do ranking, depois de vencer os dois primeiros sets, por 6/2 e 7/6 (3), e estar vencendo o terceiro por 4/0 quando o oponente abandonou a quadra, com uma contusão na região abdominal.