Juventude e Brasil-Pel, os representantes gaúchos na Série B do Brasileirão, se encaminham para concluir o campeonato na primeira página da tabela, um deles com direito a classificação para a primeira divisão. Faltando três rodadas, o time da Serra pode terminar a semana com a vaga confirmada. Já o Xavante não tem chances de subir, mas também não corre risco de queda, e seguirá na segunda divisão em 2021.
A última rodada está agendada para o dia 30 de janeiro. Porém, caso o Juventude vença o Avaí, na terça (19), na Ressacada, e o Figueirense, na sexta (22), no Alfredo Jaconi, torce para que o CSA some no máximo quatro pontos (uma vitória e um empate). Com essa combinação aconteça na 36ª e 37ª rodadas, a Serra gaúcha terá um representante na primeira divisão do Brasileirão na temporada de 2021.
O CSA, inclusive, terá o Brasil-Pel como adversário na sexta-feira. O time da zona sul do Estado pode ajudar o da Serra a garantir a classificação. Mas, ainda que o CSA vença as duas, ou o Juventude não faça sua parte, a última rodada reserva chances para o time de Pintado. Os outros concorrentes por vaga são Ponte Preta e Operário-PR. Ambos precisam fazer no máximo os mesmos quatro pontos para não ultrapassarem o Juventude antes da 38ª rodada.
Além da briga dos quatro concorrentes por uma vaga, o líder América-MG e o vice Chapecoense despontam matematicamente garantidos na Série A de 2021. O time de Lisca tem um ponto a mais que os catarinense. Na terceira posição, o Cuiabá tem três pontos a mais que o Juventude, e pode ser ultrapassado caso perca e os gaúchos ganhem.
Sem esperanças de subir, mas também sem medo de cair, o Brasil-Pel é o 11º colocado com 47 pontos. Somando os nove pontos que ainda serão disputados, chegaria aos 56, pontuação de G-4, mas dependeria de resultados paralelos impossíveis para manter todos os seis times acima dele na tabela sem somar pontos.
No Z-4, o lanterna Oeste soma 26 pontos e já está rebaixado para a Série C. Acima dele, Botafogo-SP, Paraná, Vitória, Náutico e Figueirense tentam escapar das outras três vagas. O Cruzeiro chegou aos 44 pontos e abriu cinco de vantagem sobre a zona de rebaixamento, aumentando as chances de não ser ultrapassado pelos cinco concorrentes diretos. Os mesmos cinco pontos dividem o 19º colocado do 15º.
Jogos finais
Juventude - 4º colocado com 55 pontos
Avaí (Fora), Figueirense (Casa) e Guarani (Fora)
- CSA - 5º com 53 pontos
Botafogo-SP (F), Brasil-Pel (C) e Náutico (F) - Ponte Preta - 6º com 51 pontos
Chapecoense (F), CRB (C) e Figueirense (F) - Operário-PR - 7º com 51 pontos
Cruzeiro (F), Chapecoense (C) e Botafogo-SP (F)
Brasil-Pel - 11º com 47 pontos
América-MG (C), CSA (F), Vitória (C)