Reinaldo Rueda foi oficializado nesta quinta-feira (14) como o novo técnico da seleção da Colômbia. O profissional de 63 anos assumirá o lugar do português Carlos Queiroz, que foi demitido em dezembro, após uma péssima campanha nas Eliminatórias para a Copa do Mundo.
O anúncio ocorre menos de uma dia depois de o treinador ter chegado a um acordo para deixar a seleção do Chile, que tem o mesmo número de pontos (quatro), mas figura uma posição acima (sexto lugar), por conta do saldo de gols. Ambos estão hoje fora da zona de classificação para o próximo Mundial.
A estreia de Rueda à frente de sua seleção nacional será justamente contra o Brasil, em duelo válido pela 5ª rodada das Eliminatórias, agendado para ocorrer no dia 25 de março, em solo colombiano. Cinco dias depois, enfrentará o Paraguai, fora de casa.
Não é a primeira vez que Rueda atende ao convite para livrar a seleção colombiana de apuros. Em janeiro de 2004, ele assumiu o time com um único ponto após quatro rodadas, mas não conseguiu alcançar a vaga para a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha.
Rueda tem como grande trunfo de sua carreira ter conquistado a Libertadores de 2016 com o Atlético Nacional de Medellín. Em 2017, passou pelo Flamengo, perdendo as finais da Copa do Brasil para o Cruzeiro e da Copa Sul-Americana para o Independiente, da Argentina.