Com grande atuação do oposto cubano Yadrián Escobar, o Minas Tênis Clube superou o Vôlei Renata/Campinas (SP), pela 16ª rodada da Superliga masculina de vôlei. O jogo foi encerrado nos primeiros minutos da madrugada deste domingo (31), após cinco longos sets, que terminaram com parciais de 23/25, 27/25, 28/26, 24/26 e 17/15, depois de 2h32min de partida na Arena Minas, em Belo Horizonte.
Após a décima vitória em 14 jogos disputados, o Minas diminuiu a diferença para os líderes e está em quarto lugar, com 27 pontos. Com duas partidas a mais, o time de Campinas é o terceiro colocado, com 35 pontos. O Sada Cruzeiro (MG) lidera, com 43 pontos.
Escobar acabou levando o Troféu VivaVôlei, como o principal jogador em quadra. Seus 37 pontos foram marcados nos três fundamentos: 33 de ataque, três de saque e um de bloqueio.
— Tivemos duas semanas de preparação e me preparei bem para esse jogo. Entrei em todas as bolas com mil por cento. O time precisava muito dessa vitória. Deixamos a desejar um pouco no quarto set, mas conseguimos reverter no quinto. É um jogo que sabíamos que seria difícil, mas graças a Deus saiu a vitória —disse o jogador de 32 anos.
Na equipe de Campinas destaque para as atuações do oposto Leandro Vissotto, que fez 29 pontos, e para o ponteiro Vaccari, que contribuiu com outros 21.
Taubaté supera desfalques e segue na briga pela liderança
Vice-líder da Superliga, o Taubaté/Funvic (SP) recebeu o Ribeirão Preto (SP) e venceu por tranquilos 3 sets a 0 (25/21, 25/21 e 25/20). Com o resultado, a equipe do técnico argentino Javier Weber chegou aos 39 pontos e, com um jogo a menos, está a quatro do primeiro colocado.
Os ponteiros João Rafael e Douglas Souza, com 16 e 13 acertos, respectivamente, foram os maiores pontuadores de Taubaté, que enfrentou muitos desfalques: o levantador Rapha, os centrais Lucão e Riad, o oposto Gabriel Cândido e os líberos Vítor Yudi e Thales estão com covid-19 e dessa forma, a equipe do técnico Marcos Pacheco só teve dois jogadores no banco de reservas e contou com o ponteiro Maurício Borges atuando como líbero.
Mais duas vitórias mineiras
Nos outros dois jogos disputados no sábado, os times mineiros voltaram a mostrar porque ocupam quatro das seis primeiras colocações na Superliga. Fora de casa, o Uberlândia levou a melhor sobre o Caramuru Vôlei, em jogo disputado na cidade paranaense de Castro e fez 3 sets a 1 (25/15, 25/21, 19/25 e 25/23). O central Lucas Salles teve boa atuação e terminou com o Troféu VivaVôlei. O ponteiro Matheus Silva marcou 16 pontos e foi o maior pontuador do confronto.
Em três disputadas parciais, o Montes Claros/América Vôlei (MG) passou pelo Vôlei Guarulhos (SP) por 3 sets a 0 (31/29, 27/35 e 26/24), na cidade da região metropolitana de São Paulo. O oposto Lucas Borges teve grande atuação, foi o maior pontuador da partida, com 19 pontos, e ainda foi eleito o melhor em quadra.
A rodada será encerrada neste domingo (31) com mais dois jogos: Blumenau (SC) x Sesi-SP (SP) e Sada Cruzeiro (MG) x Vôlei Itapetininga (SP).