A seleção brasileira sub-20 empatou o Chile em 1 a 1, nesta sexta-feira (18), na última rodada do Torneio Internacional Sub-20 disputado na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro. Com o resultado, o Brasil conquistou o título da competição preparatória ao Campeonato Sul-Americano da categoria, que será realizado na Colômbia entre os dias 2 e 27 de fevereiro.
A partida reuniu as duas equipes invictas do quadrangular, que ainda teve Peru e Bolívia. Os brasileiros entraram em campo com a vantagem do empate por terem um melhor saldo de gols em relação aos chilenos (8 a 3), e o técnico André Jardine manteve a base das partidas anteriores, com a presença de três jogadores do Inter como titulares: o zagueiro Pedro Henrique e os meias Maurício e Praxedes, que ganhou a posição na segunda rodada.
Logo nos primeiros segundos, a equipe brasileira teve a primeira chance do jogo. Aos 26 segundos, Zanocelo aproveitou uma saída de bola errada da zaga chilena e foi derrubado por Bruno Gutiérrez. Na cobrança, o goleiro Echave acertou o canto direito e defendeu o chute de Maurício.
O gol perdido no primeiro minuto desestabilizou a seleção, que acabou cedendo espaços para o ataque chileno. Aos sete minutos, o Chile abriu o marcador com seu principal jogador, o atacante Gonzalo Tapia, que driblou Pedro Henrique na entrada da área e acertou um belo chute no ângulo esquerdo de Léo Linck.
Aos poucos, o Brasil retomou o controle da partida, especialmente em jogadas de Praxedes, que atuou aberto pela direita, e de Gustavo Maia, pela esquerda. Aos 10, o meia do Inter obrigou Echave a fazer uma boa defesa.
Com o controle das ações e cedendo menos espaço para os contragolpes, o time brasileiro empatou aos 28, quando Gustavo Maia fez boa jogada pelo lado esquerdo e cruzou para Cauê. O atacante do Corinthians se antecipou ao zagueiro Pedro Navarro e empurrou a bola para as redes. O camisa 9 ainda teria um gol invalidado, aos 45, por estar impedido depois de cruzamento do volante Bruno Gomes, do Vasco.
Na volta para a segunda etapa, André Jardine fez uma troca na lateral direita e colocou Calegari, do Fluminense, na vaga de Rafael Luiz, do Cruzeiro. Apesar da pressão, foram os chilenos que criaram a primeira chance, aos 10, quando Arriagada venceu a defesa brasileira em velocidade e chutou por cima.
A resposta do Brasil veio logo depois. Aos 11, Praxedes recebeu na área e bateu cruzado. A bola passou pelo goleiro Echave, mas o zagueiro Bastián Tapia salvou em cima da linha. Aos 16, Calegari cruzou na medida para Cauê cabecear e o goleiro chileno fazer grande defesa. Aos 19, Maurício ganhou uma dividida na entrada da área e achou Praxedes, que chutou colocado e por detalhe não marcou um golaço.
Quando tinha todo o controle do jogo, o time brasileiro perdeu o lateral-esquerdo Wellington. O capitão brasileiro cometeu falta sobre César Pérez, no campo de ataque, e foi expulso ao receber o segundo cartão amarelo aos 25 minutos. A partir desse momento, Maurício passou a atuar pela lateral e permaneceu assim até os 40 da segunda etapa, quando Riquelme, do Vasco, foi mandado a campo. O meia colorado sairia logo depois, aos 43 minutos.
Com um a menos, o Brasil tratou de proteger o resultado e a única oportunidade de gol foi do Chile. Aos 36, Esteban Moreira cabeceou livre e jogou por cima da meta brasileira. No final, o empate garantiu o troféu para os donos da casa. No outro jogo, o Peru superou a Bolívia, pro 3 a 0, e ficou com a terceira colocação.
Após o torneio, os jogadores foram liberados pela CBF e a expectativa do Inter é pelo retorno do trio Pedro Henrique, Maurício e Praxedes para a partida deste sábado (19), contra o Palmeiras, pelo Brasileirão.
Ficha técnica da partida:
Brasil: Léo Linck; Rafael Luiz (Calegari), Luan Patrick, Pedro Henrique e Wellington; Bruno Gomes; Praxedes, Zanocelo (Daniel Cabral), Maurício (Jajá) e Gustavo Maia (Riquelme); e Cauê (Carlos Alberto). Técnico: André Jardine
Chile: Echave; Joaquín Gutiérrez, Bastián Tapia, Bruno Gutiérrez (Benjamín Rojas) e Pedro Navarro; Bryan Soto, Vicente Pizarro e César Pérez; Gonzalo Tapia, Arriagda (Esteban Moreira) e Simón Contreras (Julián Alfaro). Técnico: Patricio Ormazábal
Árbitro: Wagner Nascimento Magalhães (FIFA)
Gols: Gonzalo Tapia 7 do 1ºe Cauê 28 do 1º
Cartões amarelos: Wellington e Rafael Luiz (Brasil); Arriagada, Pedro Navarro, Bryan Soto e Gonzalo Tapia (Chile)
Expulsão: Wellington 25 do 2º