Com grande atuação da dupla Paul George e Kawhi Leonard, o Los Angeles Clippers derrotou o rival Los Angeles Lakers na madrugada de quarta-feira (23), por 116 a 109, no Staples Center, na rodada de abertura da temporada 2020/2021 da NBA.
George foi o cestinha da partida com 33 pontos e ainda pegou seis rebotes, enquanto Leonard contribuiu com mais 26 pontos. Outro destaque dos Clippers foi o ala-pivô Serge Ibaka, ex-Toronto Raptors, que foi autor de 15 pontos e conquistou seis rebotes.
Do lado do Lakers, a partida foi marcada pela entrega dos anéis de campeões da última temporada a cada um dos membros da equipe antes de a bola subir. LeBron James marcou 22 pontos, pegou cinco rebotes e fez cinco assistências. Ao lado de Anthony Davis, que terminou com 18 pontos e sete rebotes, tentou comandar uma reação a partir do segundo período. O Clippers fez um primeiro quarto espetacular e impôs 20 pontos de diferença (30 a 19) aos rivais. Dois estreantes tiveram bons desempenhos no atual campeão da liga: Montrezl Harrell (17 pontos e 10 rebotes) e o alemão Dennis Schröder (14 pontos e 12 rebotes).
O primeiro quarto foi todo do Clippers, que abriu 39 a 19 graças a oito pontos de Paul George e também de Kawhi Leonard, mas o Lakers mostrou sua força de reação na segunda parte, graças a uma forte marcação, e conseguiu diminuir a desvantagem para apenas 56 a 54.
Para não permitir a virada no placar, Kawhi começou a acertar as bolas de longe. O pivô espanhol Marc Gasol chegou a cinco faltas, mas o Lakers contou com Schröder para empatar, em 75 pontos, a cinco minutos do fim do terceiro quarto. Foi aí que Paul George fez a diferença e liderou o Clippers para conseguir uma boa vantagem no final do tempo: 89 a 78.
A esperada reação de LeBron e Davis não veio nos 12 minutos finais, e o Clippers exibiu força ainda maior para garantir a vantagem e obter a primeira grande vitória na temporada.
Com Durant e Irving, Brooklyen atropela Golden State
O primeiro jogo da temporada foi disputado ainda na noite de terça-feira (22), pelo horário de Brasília. O renovado Brooklyn Nets, de Kyrie Irving e Kevin Durant, não tomou conhecimento do Golden State Warriors e venceu por 125 a 99, mostrando ser um dos fortes candidatos ao título.
Logo no primeiro período, Durant mostrou estar totalmente recuperado da grave lesão sofrida no tendão de Aquiles durante as finas da temporada 2018/2019, quando ainda defendia o Warriors. Em menos de cinco minutos, ele marcou 10 pontos e liderou o brilhante primeiro período vencido pelo time do Brooklyn por 40 a 25.
Nem mesmo Stephen Curry foi capaz de dar esperanças ao Golden State. A franquia de San Francisco demonstrou que precisará de um jogo muito coletivo para não depender do brilho de seu armador, que mais uma vez não terá a companhia de Klay Thompson — o ala-armador sofreu uma nova lesão e está fora da temporada.
Com 26 pontos, Kyrie Irving foi o cestinha dos Nets e da partida. Durant atuou por 25 minutos e marcou 22 pontos, além de conquistar cinco rebotes. Do banco, o estreante técnico canadense Steve Nash ainda lançou o ala Caris LeVert, que apareceu bem como coadjuvante.