O Campeonato Brasileiro sub-20 vai se encaminhando para sua reta final. Da fase de classificação, o torneio vai para as quartas de final. A primeira etapa da competição é jogada em sistema de pontos corridos, em turno único, onde os oito melhores times avançam na disputa. Com 15 das 19 rodadas já disputadas, Grêmio e Inter seguem de fora da zona de classificação, ainda que estejam próximos.
O Colorado, treinado por Fábio Matias, que ficou de fora de algumas partidas em virtude do coronavírus, é nono colocado na tabela, com 23 pontos, um a menos do que o Botafogo, primeiro time que estaria avançando para as quartas de final. Depois de iniciar com uma invencibilidade de quatros jogos (com três vitórias e um empate), a equipe acabou perdendo força na competição, ainda mais com a cessão de alguns atletas para o elenco profissional, caso do lateral-direito Lucas Mazetti e do volante Lucas Ramos.
Com as muitas mudanças na equipe, o time chegou a ficar seis jogos sem vencer, mas se recuperou com uma vitória no clássico Gre-Nal em casa por 2 a 1, que pareceu ter dado novo ânimo para a equipe colorada. As últimas quatro rodadas serão fundamentais para o Inter assegurar sua classificação. A sequência conta com Atlético-MG, em casa, Corinthians, fora, Santos, na Morada dos Quero-Queros, e o Bahia, em Salvador.
Já o Grêmio é o 11º colocado com 21 pontos, três a menos do que o primeiro time na zona de classificação para as quartas de final. O Tricolor fez um mau início de competição, com apenas uma vitória nos primeiros sete jogos (contra o Athletico-PR, fora de casa). Apesar disso, a equipe do técnico César Lopes conseguiu se recuperar na disputa e segue na briga por uma vaga na próxima fase.
A retomada da confiança gremista passa muito pelas boas atuações do atacante Léo Fenga, que vem marcando gols importantes, e também do meio-campista Pedro Lucas, campeão mundial sub-17, em 2019, e que recentemente renovou seu contrato com o clube. Os próximos jogos do Grêmio serão contra o Palmeiras, fora de casa, o Cruzeiro, em casa, o Vitória, em Salvador, e o Sport, no CT Hélio Dourado.