Vencer um Gre-Nal é sempre importante, ainda mais quando esta vitória representa uma recuperação no campeonato. Este foi o cenário construído pelo Inter ao bater o Grêmio, por 2 a 1, na tarde desta quinta-feira (5), no CT Morada dos Quero-Queros, em Alvorada, em duelo válido pela 10ª rodada do Brasileirão Sub-20. Os gols colorados foram marcados por Igor e Pedrinho, ambos no primeiro tempo. Na reta final do jogo, Leo Fenga descontou para o Tricolor.
Com o resultado, o Colorado interrompe uma série de cinco tropeços seguidos e, de quebra, alcança o 7º lugar na tabela, ingressando na zona de classificação às quartas de final. Já o Tricolor segue fora da zona de classificação, restando ainda nove rodadas para o fim da primeira fase. As equipes voltam a campo no próximo domingo (8), às 15h, quando os colorados recebem o Athletico-PR e os gremistas visitam o Vasco, em Nova Iguaçu.
Tendo em campo alguns dos jogadores que conquistaram a Copa São Paulo de Futebol Júnior no início deste ano, o Inter tomou a iniciativa da partida e, de tanto pressionar, chegou ao gol com 15 minutos. Após rebote da defesa tricolor, o volante Igor bateu da entrada da área e contou com o desvio no meio do caminho, tirando qualquer chance de defesa do goleiro Adriel.
A situação não era nada boa para o Grêmio, que ainda perdeu o zagueiro Alison Calegari por lesão muscular. Ainda assim, a equipe de César Lopes tentava reagir e quase chegou ao empate quando o atacante Vítor Barreto, mesmo sem ângulo, por pouco não encobriu o goleiro Émerson Júnior.
Porém, aos 36, veio o outro golpe colorado. Em chute de Caio Vidal, a bola bateu no braço do zagueiro Lucão e o árbitro assinalou pênalti. Com categoria, o camisa 10 Pedrinho estufou as redes tricolores e ampliou a vantagem para 2 a 0.
Na volta do intervalo, o Tricolor fez duas modificações que o deixaram mais agressivo. Aos 14, Vítor Barreto chegou a balançar as redes, mas o lance foi anulado por impedimento no momento do cruzamento. A resposta colorada não demorou muito. Em cobrança de falta, Caio Vidal mergulhou de "peixinho", mas o goleiro Adriel se esticou todo para evitar outro gol do Inter.
O Grêmio mudou o repertório e, em chute de longa distância, Sarará quase acertou o ângulo. Porém, o excesso de vontade fez com que o volante Bitello deixasse a equipe com um jogador a menos. O volante atingiu um carrinho no lateral Leo Borges e acabou expulso.
Mesmo com um atleta a menos, o Tricolor seguiu pressionando e, aos 36, conseguiu descontar com Léo Fenga. O atacante foi acionado na área e, com tranquilidade, tocou na saída do goleiro. O gol incendiou os minutos finais, mas apesar da pressão gremista, o Inter conseguiu segurar a vitória por 2 a 1.