Faltam apenas cinco dias para o fechamento da janela de transferências do Exterior para o Brasil e o Grêmio segue em busca de um meio-campista. Após a vitória sobre o Bragantino, o vice-presidente de futebol do clube, Paulo Luz, confirmou que a negociação com o uruguaio Gastón Ramírez não deverá ser concretizada.
De acordo com a imprensa italiana, o atleta de 29 anos decidiu permanecer na Sampdoria-ITA e cumprir até o fim o contrato com o clube de Gênova, que vai até junho de 2021. Outro motivo seria a exigência do técnico italiano Claudio Ranieri, que considera o uruguaio uma peça fundamental para a equipe e não pretende liberá-lo. Até mesmo por isso, o clube recusou uma proposta de 2,5 milhões de euros (pouco mais de R$ 16 milhões) do Grêmio.
Assim, o Tricolor busca outras opções no mercado, especialmente no Exterior. Ainda que tenha pouco tempo para concluir o negócio, já que a janela para atletas vindos de fora do país se fecha em 9 de novembro, a direção gremista assegura que há outros nomes no radar.
— Estamos tentando uma segunda alternativa. Trabalhamos e faremos o possível para obter a consecução dessa contratação dentro do prazo possível de inscrição do atleta que nós queremos — afirmou Paulo Luz.
Para a função, hoje, o Grêmio conta com Jean Pyerre, que tem enfrentado uma série de lesões, o experiente Robinho, que não tem dado a resposta esperada, e o garoto Isaque, que tem oscilado entre boas e más partidas. Porém, essa é uma função primordial para o técnico Renato Portaluppi, que gosta de ter um meia que ajude na criação e apareça na área para concluir as jogadas. Até mesmo por isso, reforçar essa posição é a prioridade tricolor.
Em entrevista recente à Rádio Gaúcha, o presidente Romildo Bolzan garantiu que, mesmo que o negócio com Gastón Ramírez não avançasse, o Grêmio avaliava outras possibilidades.
— Nós temos, sim (outros meias no radar). No contexto do futebol europeu, do futebol sul-americano. Mais no futebol europeu. São outros jogadores que estão sendo avaliados e não estamos refém dessa opção — disse o presidente.
Outra posição que é lembrada por torcedores é a de volante. O Grêmio chegou a buscar atletas para a primeira função do meio-campo, com características mais defensivas do que Maicon e Matheus Henrique, por exemplo. O nome de Wellington Martins, do Athletico-PR, chegou a ser especulado. Mas as negociações não avançaram e o clube não deve procurar, ao menos nesta janela, um reforço para essa vaga.
No elenco, os únicos atletas com características mais defensivas para o meio-campo são Lucas Silva, que vem sendo bastante utilizado, e o garoto Lucas Araújo, que entrou em apenas dois jogos sob o comando de Renato — e nos minutos finais. Ele, inclusive, tem disputado o Brasileirão de Aspirantes pelo Grupo de Transição. Os outros volantes são Maicon, Matheus Henrique, Darlan e até mesmo Thaciano, que atua no setor em determinadas ocasiões. Todos eles, no entanto, mais ofensivos.
— O Grêmio busca de uma maneira prioritária um armador. A volância poderá acontecer, mas não é a situação mais prioritária no momento — salientou Bolzan na semana passada.
Da mesma forma, após o jogo de segunda-feira, na Arena, Paulo Luz não fechou as portas para a chegada de um meia defensivo. Mas deixou claro que não é a prioridade do clube.
— Estamos atentos a todas as carências, a todas as nossas necessidades e dentro do possível, do viável, e no momento oportuno, nós faremos os devidos anúncios — frisou o vice de futebol.
O certo é que o relógio e o calendário serão inimigos do Grêmio nesta busca por um meia. Com menos de uma semana para acertar a contratação deste jogador, o clube terá de acelerar os processos de negociação com atleta e equipes onde quer que ele esteja. Assim, terá menos poder de barganha, além de poucas opções viáveis.
Confira 10 meias que podem reforçar o Grêmio:
Pablo de Blasis, 32 anos (sem contrato)
É o típico meia argentino baixinho, que incomoda com bons passes e velocidade. Pode atuar tanto aberto quanto centralizado, como "enganche". Seu último clube foi o Eibar, da Espanha, onde permaneceu até julho. Era titular da equipe, mas não joga desde então. Porém, em 33 jogos na temporada passada, marcou cinco gols e deu três assistências. Experiente, com 32 anos, iniciou a carreira no Gimnasia y Esgrima, de La Plata, e na Europa jogou por Asteras Tripolis, da Grécia, e Mainz, da Alemanha.
Franco Vásquez, 31 anos (Sevilla)
Meia canhoto, alto, com experiência europeia e passagem pela seleção argentina. Esse é Franco Vásquez, 31 anos, que está no Sevilla desde 2016. Revelado pelo Belgrano, de Córdoba, está em sua décima temporada no futebol europeu. Teve passagens pelo Palermo, na Itália, e por empréstimo no Rayo Vallecano, da Espanha. No Sevilla, já foi titular, mas atualmente tem jogado pouco. Neste ano, foram apenas sete partidas, todas saindo do banco de reservas. Na temporada passada, marcou seis gols em 42 jogos. Tem contrato encerrando em julho de 2021, o que facilitaria uma negociação com os espanhóis.
Alex Teixeira, 30 anos (JS Suning)
Em boa fase no JS Suning, da China, o brasileiro tem nove gols em 18 jogos na temporada. Mas, como seu contrato se encerra no final deste ano, pode deixar o futebol asiático sem grandes complicações. Revelado pelo Vasco, porém, o jogador recebeu sondagens do seu clube de formação e também do Corinthians, mas disse que ainda não estava pensando em 2021. Com passagem vitoriosa também na Ucrânia, onde permaneceu por mais de seis anos vestindo a camisa do Shakhtar Donetsk, não é um jogador barato. Contudo, pode ser convencido pelo Grêmio com a possibilidade de disputar título e, quem sabe, brigar até mesmo por vaga na Seleção.
Cristian Guanca, 27 anos (Al-Shabab)
O argentino de 27 anos é um meia canhoto, que teve destaque especialmente com a camisa do Emelec, do Equador, em 2016. Depois, chegou a jogar no Kasimpasa, da Turquia, e no Colón, da Argentina, mas sem tanto destaque. Desde 2018 no futebol árabe, joga, atualmente, no Al-Shabab. Marcou um gol em três partidas na temporada, que se iniciou em outubro. Na temporada passada, porém, foi um dos destaques da equipe: em 32 jogos marcou 13 gols. Tem contrato até a metade de 2022, mas como o Al-Shabab não está entre os principais clubes árabes, uma boa proposta poderia trazê-lo de volta à América do Sul.
Diego Lopes, 26 anos (Rio Ave)
Ainda que seja brasileiro, nascido em São Paulo, Diego Lopes fez carreira em Portugal. Iniciou nas categorias de base do Palmeiras, mas finalizou sua formação no Benfica. Depois, foi para o Rio Ave, de Vila do Conde. Chegou a sair do clube para jogar no Kayserispor, da Turquia, no América-MG, e no Panetolikos, da Grécia, mas retornou ao time português em 2018. Desde então, permanece na equipe portuguesa. Neste ano, tem alternado entre a reserva e a titularidade. Na temporada passada, marcou sete gols em 36 jogos.
Thomás Pochettino, 24 anos (Talleres-ARG)
Polivalente, Pochettino pode ocupar qualquer uma das posições no meio-campo. No Talleres-ARG, já foi volante de contenção, um segundo homem do meio e também o armador. Revelado pelo Boca Juniors e com passagem também pelo Defensa y Justicia, o meia de 24 anos está no clube de Córdoba desde 2018. Na estreia do Campeonato Argentino, na sexta-feira passada, marcou um dos gols da vitória por 3 a 1 sobre o Newell's Old Boys. Seu contrato se encerra na metade do ano que vem, o que poderia facilitar uma negociação. Além disso, é jovem e tem passaporte europeu, o que vale muito pensando em uma possível revenda.
Jarlan Barrera, 25 anos (Atlético Nacional-COL)
O meia colombiano é sobrinho de Carlos Valderrama. Ainda que não tenha a cabeleira do tio, é conhecido no país desde que frequentava as seleções de base da Colômbia. Cria do Junior Barranquilla-COL, chegou a jogar no Tigres, do México, e no Rosario Central, da Argentina. Mas, atualmente, é um dos destaques do Atlético Nacional-COL. Tem três gols e duas assistências em 15 jogos pelo Campeonato Colombiano.
Yeison Guzmán, 22 anos (Envigado-COL)
Especulado pelo Vasco, o meia de 22 anos é tratado como uma promessa do futebol colombiano. Revelado pelo mesmo clube de James Rodríguez e Juan Fernando Quintero, ele subiu aos profissionais do Envigado em 2017 e desde então é titular. Durante a temporada, o atleta disputou 17 partidas e balançou as redes em seis oportunidades. No Campeonato Colombiano desta temporada, soma cinco gols e quatro assistências em 16 jogos.
Agustín Palavecino, 23 anos (Deportivo Cali-COL)
Craque do Deportivo Cali-COL, o meia argentino de 23 anos tem 11 gols em 19 jogos na temporada. Revelado pelo Platense, da Argentina, está no clube colombiano desde 2019. Na temporada passada, marcou quatro gols em 43 jogos. Neste ano, contudo, assumiu o protagonismo da equipe, terceira colocada no Campeonato Colombiano, e que disputa a segunda fase da Copa Sul-Americana. No torneio continental, inclusive, tem dois gols e duas assistências em três partidas.
Santiago Rodríguez, 20 anos (Nacional-URU)
O mais jovem da lista, Santiago Rodríguez é figura frequente nas seleções de base do Uruguaio. Aos 20 anos, é titular do tradicionalíssimo Nacional, de Montevidéu. Já acumula 46 jogos entre os profissionais e tem 10 gols marcados. Nesta temporada, balançou as redes uma vez na Libertadores e outras três no Campeonato Uruguaio. Em sua renovação de contrato com o clube, em 2019, firmou um vínculo até 2022, mas sem multa rescisória. Assim, cabe ao Nacional decidir a quantia pela qual deseja liberar o garoto.