![Jefferson Botega / Agência RBS Jefferson Botega / Agência RBS](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/25736286.jpg?w=700)
A retomada do calendário do futebol brasileiro sem redução de partidas, desde julho, já fez o Grêmio atuar em 30 jogos até o momento. O Tricolor balançou as redes em 37 ocasiões no período, mas há um dado que chama a atenção: 46% dos gols foram assinalados por jovens com passagens pela base ou equipe de transição do clube.
Em números gerais, 17 foram as vezes em que garotos gremistas conseguiram colaborar para o ataque do time. E Pepê é o artilheiro entre os garotos, no recorte de julho até o começo de novembro, com oito gols, sendo dois deles em clássicos contra o Inter. O meia-atacante Isaque é o vice-artilheiro entre os jovens, com quatro.
Ainda conseguiram colaborar com a equipe treinada por Renato Portaluppi: Ferreira, duas vezes, Jean Pyerre, Darlan e Rodrigues, em uma oportunidade.
Mesmo com os números que chamam a atenção, o artilheiro no Grêmio após a retomada da temporada não é um jovem. Diego Souza, que também ocupa o posto de atleta que mais marcou pelo Tricolor em 2020, desde julho marcou nove vezes.
Em 12 jogos dos 30 do período, o Tricolor contou com ajuda direta dos garotos para conseguir alguma pontuação. No total, foram 28 pontos obtidos em Libertadores, Gauchão ou Brasileirão com os gols marcados pelos atletas oriundos da base do clube — oito vitórias e quatro empates.
Curiosamente, os quatro clássicos Gre-Nais disputados tiveram gols dos jovens: Jean Pyerre, em Caxias, Pepê, na Arena e Beira-Rio, e Isaque, também na casa do Tricolor.
Confira a lista dos jovens que marcaram após a retomada da temporada:
- Pepê: 8 gols
- Isaque: 4 gols
- Ferreira: 2 gols
- Jean Pyerre, Darlan e Rodrigues: 1 gol cada