Depois de ser anunciado como a principal contratação do Grêmio na modalidade de futebol 7 e marcar três gols em sua estreia com a camisa tricolor, Falcão ficou de fora das últimas três partidas da equipe pela Liga Fut7 Nacional. A ausência do craque do futsal gerou dúvidas entre os torcedores. O jogador — que já havia anunciado sua aposentadoria das quadras — terá de passar por um período de treinamentos para readquirir o condicionamento físico e desfalcará o Tricolor no mês de novembro.
Falcão foi apresentado como reforço gremista no fim de outubro e chegou a estrear na goleada de 9 a 2 sobre o Estudiantes (RS), no dia 31, pela competição nacional. Porém, não foi escalado no domingo (1º), nas goleadas de 7 a 2 sobre o Avaí e 4 a 0 sobre o Peñarol, de Guaíba. Na segunda-feira (2), voltou a ser ausência nos 6 a 1 diante do Atlético Sarandi, que classificou o time para a fase final do torneio.
"O jogador fez questão de estrear no final de semana (de sua chegada a Porto Alegre), por conta da recepção e do carinho da torcida. Contudo, Falcão ainda precisa passar por um período de pré-temporada, retornando da aposentadoria. Por isso, o atleta irá aproveitar o mês de novembro para melhorar o condicionamento físico e ficará a disposição do Tricolor em dezembro, nas duas competições mais importantes da temporada", afirmou o clube por meio de uma nota divulgada nesta terça-feira (3).
Por conta deste período afastado, o camisa 12 perderá quatro partidas do Campeonato Gaúcho e deverá voltar a ficar à disposição para as três rodadas iniciais da Liga das Américas, agendadas para o primeiro fim de semana de dezembro, em partidas que serão disputadas no Complexo Esportivo Rodrigo Mendes, em Porto Alegre. A tabela de jogos e a ordem dos confrontos, porém, ainda não foram divulgados pela organizadora do campeonato.