Maior vencedor da história do Aberto de Tênis da França, Rafael Nadal está classificado para mais uma decisão em Roland Garros. Nesta sexta-feira (9), com absoluta tranquilidade e domínio do rival, ele derrotou o argentino Diego Schwartzman em três sets, parciais de 6/3, 6/3 e 7/6 (0), em três horas e nove minutos de partida. Ele garantiu presença em sua 13ª final no saibro parisiense, onde acumula 12 títulos e 99 vitórias em 101 jogos disputados.
A partida teve um sabor de revanche para Nadal, que recentemente havia sido derrotado por Schwartzman nas quartas de final do Masters 1000 de Roma. Agressivo, o atual número 2 do ranking mundial não deu chances ao adversário, mesmo depois de longos 14 minutos para confirmar o saque logo no primeiro game.
Na sequência, os dois jogadores tiveram dificuldades para manter o serviço, três quebras seguidas foram registradas e o placar ficou 3/1 para Nadal, que venceu o set por 6/3 depois de 67 minutos de disputa. O argentino conseguiu seis bolas vencedoras (winners) contra 16 do canhoto de 34 anos.
O segundo set foi ainda mais tranquilo para Nadal, que conseguiu a primeira quebra de saque no terceiro game (2/1) e, sem muita dificuldade, fez 6/3 com um novo break no nono game.
Com um desgaste de ter permanecido em quadra por três horas e meia a mais do que o espanhol nas cinco rodadas anteriores, Schwartzman ainda buscou reagir na terceira parcial. Mesmo tendo o serviço quebrado em 3/1 e 4/2, sempre conseguiu devolver o break logo a seguir e conseguiu equilibrar o marcador em 4/4.
Porém, apesar de toda resistência, o argentino, que até teve chances de passar à frente no 11º game, foi arrasado no tie-break: 7 a 0. Isso adiou o sonho de repetir os feitos dos compatriotas Guillermo Vilas (1977) e Gastón Gaudio (2004), únicos argentinos que ergueram a Copa dos Mosqueteiros, nome dado ao troféu de campeão em Paris.
Caso conquiste o título, no domingo, Rafael Nadal irá igualar o recorde do suíço Roger Federer como maior vencedor de Majors na história da era profissional do tênis, iniciada em 1969, com 20 títulos.
A final masculina de Roland Garros está marcada para o domingo, às 10h (de Brasília), e o adversário do espanhol sairá do confronto entre o sérvio Novak Djokovic e o grego Stefanos Tsitsipas.