O mineiro Bruno Soares garantiu nesta terça-feira (8) uma vaga na final de duplas do Aberto de Tênis dos Estados Unidos, em Nova Iorque. Ao lado do croata Mate Pavić, ele irá disputar sua oitava final de Grand Slam, conjunto que reúne os quatro maiores campeonatos do circuito mundial de tênis.
Nas semifinais, Soares e Pavić eliminaram o holandês Jean-Julien Rojer e o romeno Horia Tecău em sets diretos, parciais de 6/4 e 7/5, em 1h24 de jogo, e agora irão enfrentar o holandês Wesley Koolhof e o croata Nikola Mektić, cabeças de chave número 8, que venceram o norte-americano Rajeev Ram e o britânico Joe Salisbury, que formavam a terceira dupla na lista de favoritos.
Aos 38 anos, Bruno Soares busca seu terceiro título de Grand Slam nas duplas masculinas. Os dois anteriores, o próprio US Open e o Aberto da Austrália, ele venceu em 2016, quando formava parceria com o britânico Jamie Murray. O brasileiro ainda tem um vice no torneio norte-americano em 2013, ao lado do austríaco Alexander Peya.
Na carreira, o atual número 27 do ranking mundial de duplas da ATP acumula 32 títulos no circuito, sem contar os três troféus de duplas mistas, dois nos Estados Unidos, em 2012 com a russa Ekaterina Makarova e em 2014 com a indiana Sania Mirza, e um na Austrália, em 2016 com a russa Elena Vesnina. Em 2013, ela ainda ficou com o vice em Wimbledon, ao lado da norte-americana Lisa Raymond.
Bruno Soares e Mate Pavić começaram a jogar juntos no segundo semestre de 2019 e tem um título, o do Masters 1.000 de Xangai, na China, além de um vice no ATP 250 de Estocolmo, na Suécia.
A final de duplas masculinas será realizada na quinta-feira, às 16h (de Brasília). A dupla campeã dividirá um prêmio de 400 mil dólares, enquanto os vice-campeões irão repartir 240 mil dólares.