Único brasileiro na chave de simples do torneio de Roland Garros, Thiago Monteiro encerrou sua preparação para o Grand Slam francês com o vice-campeonato do ATP Challenger de Forli, na Itália.
Na decisão, disputada neste sábado (26), ele foi superado pelo italiano Lorenzo Musetti, de 18 anos, em sets diretos, parciais de 7/6 (2) e 7/6 (5). Pelo resultado, o cearense garantiu mais 60 pontos no ranking mundial e deverá se aproximar do 80º lugar - atualmente, é o 89º colocado. Já Musetti ganhou o primeiro troféu do nível challenger e irá figurar entre os 150 melhores do mundo.
Campeão juvenil do Australian Open de 2019 e vice no US Open de 2018, quando perdeu a final para o brasileiro Thiago Wild, Musetti é apontado como uma das sensações do circuito e recentemente havia derrotado o suíço Stan Wawrinka (campeão de Roland Garros 2015 e vice em 2017) e o japonês Kei Nishikori (vice do US Open 2014) no Masters de Roma, onde chegou às oitavas de final.
Depois da final em Forli, Thiago Monteiro viajará para Paris onde disputará o Aberto da França. Sua estreia em Roland Garros será contra o georgiano Nikokoz Basilashvili, 31º cabeça de chave. Em duas participações no torneio, o melhor resultado do canhoto de 26 anos foi a segunda rodada em 2017. No ano passado, ele caiu logo no primeiro jogo.
— A campanha aqui me dá muita confiança para Paris. Foi uma boa preparação, depois de perder na estreia do qualificatório em Roma —disse Monteiro ao canal oficial da ATP.