E não deu para o cearense Thiago Monteiro em sua estreia no Aberto da França. Nesta terça-feira (28), diante do sérvio Dusan Lajovic, 30º cabeça de chave, ele acabou sendo derrotado em sets diretos, parciais de de 6/3, 6/4 e 6/4, e se despediu das quadras de Roland Garros, onde precisou superar o torneio qualificatório para chegar à chave principal.
Mas apesar da derrota, Monteiro teve um bom desempenho diante do rival. No set inicial, chegou a liderar em 2/0, mas depois não soube manter a vantagem e levou a virada. Já no segundo e terceiro, Lajovic conseguiu um break, em cada parcial, para garantir vaga na segunda rodada. Seu próximo rival será o francês Elliot Benchetrit, que também veio do qualifying e passou pelo britânico Cameron Norrie por 3 a 0 (6/3, 6/0 e 6/2).
Com a derrota de Thiago, o Brasil não tem mais representantes em simples. Agora, o gaúcho Marcelo Demoliner e o mineiro Marcelo Melo jogam nas duplas, enquanto o também mineiro Bruno Soares atua nas duplas mistas.
Esta foi a segunda vez que o tenista nascido em Fortaleza disputou o Grand Slam francês. Em 2017, depois de derrotar o francês Alexandre Müller, em cinco sets, o atual número 1 do Brasil caiu diante do ídolo local Gaël Monfils.