Após retornar de empréstimo junto ao Cruzeiro na abertura da temporada, o atacante Jhonata Robert tem um novo clube. O Grêmio aceitou a proposta do Famalicão-POR e repassará por até duas temporadas o jovem por empréstimo. O clube terá a segurança de um contrato elevado em caso de desejo de aquisição em definitivo do atleta.
Aos 20 anos, o jovem teve sete partidas em Minas Gerais no primeiro semestre com apenas um gol assinalado. Sem possibilidade de maior aproveitamento e interesse europeu, o estafe do jogador entendeu que seria melhor a rescisão com o Cruzeiro e abrir tratativas com o futebol português.
Dois clubes buscaram informações sobre um possível empréstimo: Boavista-POR, que esteve próximo de levá-lo, mas perdeu espaço para o Famalicão, que aceitou os termos propostos pelo Tricolor. Inicialmente, o acordo vai até o final da temporada da Europa, prevista até maio de 2021. Ainda caberá aos dirigentes portugueses decidir acionar a cláusula de renovação por mais 12 meses. Desta forma, Jhonata Robert poderá ficar emprestado até meados de 2022. O contrato com o Grêmio foi estendido até o final de 2023.
A multa para aquisição não foi revelada pelos envolvidos nas negociações. Todos garantem que o clube gaúcho poderá lucrar com a joia das categorias de base. Atualmente, o vínculo de multa rescisória é de 80 milhões de euros (cerca de R$ 512 milhões). Internamente, o Tricolor garante que a intenção é dar experiência e valorizar o atleta.