Quando sentar na casamata da Arena neste domingo (9), às 19h, para enfrentar o Fluminense pela estreia do Brasileirão de 2020, Renato Portaluppi começará seu oitavo campeonato nacional à frente do Grêmio. Depois de ganhar a Copa do Brasil, a Libertadores, a Recopa Sul-Americana, dois Campeonatos Gaúchos e uma Recopa Gaúcha, falta para o treinador conquistar o torneio de pontos corridos.
Com o Tricolor, nas três passagens, já são 186 jogos, com 92 vitórias, 49 empates, 45 derrotas, 269 gols marcados e 165 sofridos, com um aproveitamento de 58,2% dos pontos disputados. A partida de número 200 deve ocorrer na 14ª rodada deste ano, contra o Coritiba, na Arena, em 7 de outubro.
Apesar de nunca ter conquistado o campeonato, Renato tem campanhas marcantes à frente do Grêmio no Brasileirão. Em 2010, pegou a equipe em crise e na zona de rebaixamento, mas fez a melhor campanha do returno e acabou o ano classificado para a Libertadores. Na sua segunda passagem, em 2013, também assumiu o time no meio do campeonato e conseguiu seu primeiro vice-campeonato da competição, com nove pontos a menos do que o campeão Cruzeiro.
Na primeira temporada da atual passagem, a partir de 2016, Renato não acabou entre os quatro primeiros do Brasileiro, a única vez em todas as temporadas, mas classificou o Grêmio para a Libertadores com a conquista da Copa do Brasil. Muito também porque, conforme foi se aproximando das fases finais do torneio mata-mata, abdicou do certame de pontos corridos.
Em 2017, o Grêmio começou o Brasileirão disputando as primeiras posições com o Corinthians. Após uma derrota para os paulistas na Arena, o time se afastou um pouco da briga pelo título – e a distância só foi aumentando, conforme o time avançava na Libertadores e deixava o nacional em segundo plano. Mesmo assim, terminaria o ano em quarto, 10 pontos atrás do Corinthians.
A temporada de 2018 não foi muito diferente para o Grêmio e Renato. Envolvido com a disputa da Libertadores, quando chegou até a semifinal, eliminado pelo River Plate, o treinador optou por priorizar a competição sul-americana. Apesar disso, garantiu seu lugar no G-4 do Brasileirão, dessa vez com 14 pontos a menos do Palmeiras, campeão naquele ano.
Em 2019, Renato chegou a uma marca importante em sua carreira. Tornou-se o técnico que mais chegou no G-4 do Brasileirão nos últimos 10 anos. Foi a quinta vez, a terceira de forma consecutiva. Apesar disso, no ano passado, ficou bem longe da conquista da competição. Mais uma vez acabou priorizando a Copa do Brasil e a Libertadores, mas acabou parando nas semifinais das duas competições e acabou o ano apenas com a conquista do Gauchão.
Renato pelo Grêmio no Brasileirão
186 jogos
92 vitórias
49 empates
45 derrotas
269 gols marcados
165 gols sofridos