Neste sábado (18), em que o Gre-Nal completa 111 anos de existência, GauchaZH finaliza a série que recorda os gols históricos do maior clássico gaúcho. E quando se fala na rivalidade centenária entre Inter e Grêmio, é impossível não citar um nome: Fernandão.
"Predestinado Fernandão!". Esta foi a sentença dada pelo narrador Pedro Ernesto Denardin, na Rádio Gaúcha, no dia 10 de julho de 2004. O jogo em si não era dos mais importantes, já que não valia título ou vaga. Tratava-se apenas de mais uma rodada do Brasileirão, mas o jogador, recém trazido da França, tratou de marcar o segundo gol daquela tarde, na vitória do Inter por 2 a 0. Nem mesmo o mais otimista torcedor colorado, que comemorou aquele feito no Beira-Rio, imaginava o que estava por vir.
Com a camisa 18 às costas, o atacante assistiu a todo o primeiro tempo do banco de reservas. O técnico do Inter era Joel Santana, que já começava a sofrer contestações. No intervalo, ele resolveu tirar o zagueiro Wilson e promover a estreia do reforço colorado. A substituição deu resultado.
Com apenas nove minutos, Vinícius abriu o placar para os donos da casa. Até que, aos 34, coube ao tal Fernandão estufar as rede do goleiro paraguaio Tavarelli: "Entrou no intervalo e mudou o jogo. Sofreu a falta que originou o primeiro gol e marcou o segundo, o histórico gol 1000. Com 45 minutos de partida, já entrou para a história do futebol gaúcho", sentenciou o jornal Zero Hora no dia seguinte, dando nota 9 à atuação do estreante.
Pouco tempo depois, Fernandão já era titular, camisa 9 e dono da braçadeira de capitão. O milésimo gol da história dos Gre-Nais foi apenas um dos capítulos escritos pelo jogador goiano, que ergueria a taça da Libertadores e Mundial de Clubes, se eternizando no rol de ídolos colorados.
Ficha técnica:
Inter 2x0 Grêmio (Brasileirão de 2004)
Data: 10/7/2004
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Inter: Clemer; Wilson (Fernandão), Sangaletti e Vinícius; Bolívar, Edinho, Marabá, Élder Granja e Alex; Danilo Gomes e Rafael Sobis (Dauri). Técnico: Joel Santana.
Grêmio: Tavarelli; Michel, Fábio Bilica (Baloy), Claudiomiro e Michel Bastos; Cocito, Léo Inácio (Cláudio Pittbull), Felipe Melo e Bruno (Élton); Marcelinho e Christian. Técnico: José Luiz Plein.
Gols: Vinícius e Fernandão