Depois de 115 dias paralisado por conta da pandemia do coronavírus, o Campeonato Catarinense voltou a ser disputado nesta quarta-feira (8), com as primeiras partidas das quartas de final da competição, a segunda a ser retomada no futebol brasileiro — o Carioca reiniciou ainda em junho.
A pressão política da Federação Catarinense de Futebol deu resultado junto ao governo, que permitiu o retorno da competição mesmo em um cenário que ainda requer cuidados no combate à covid-19. Algumas medidas foram determinadas, como a testagem de todos os envolvidos 24 horas do evento e limitação de até 100 profissionais por estádio.
No primeiro duelo, Criciúma e Marcílio Dias empataram em 0 a 0 no Estádio Heriberto Hulse. A equipe visitante não pode contar com a presença do técnico Moisés Egert, que foi diagnosticado com o coronavírus e está em isolamento desde a semana passada. Ele foi substituído pelo auxiliar Carlos Alberto Teco.
Sem a presença de público nas arquibancadas, todos os profissionais na beira do campo foram obrigados a usar máscaras. Durante os noventa minutos, o jogo não trouxe tantas emoções. Roberto Pítio chegar a marcar para o Marcílio Dias na primeira etapa, mas o lance foi invalidado pela arbitragem.
A melhor chegada do Criciúma foi no segundo tempo com o atacante Léo Ceará, que recebeu lançamento e finalizou na saída do goleiro, mas a defesa conseguiu afastar. O confronto de volta entre as equipes ocorre no domingo, às 11h, no Estádio Hercílio Luz.
No segundo jogo da noite, também sem torcida e respeitando todas as medidas de segurança, a Chapecoense venceu o Avaí por 2 a 0 e encaminhou a vaga para a semifinal do Catarinense. Os gols da equipe de Chapecó foram marcados por Luiz Otávio e Anselmo Ramon. O confronto de volta está marcado para o domingo, às 16h, na Ressacada.
Nesta quinta-feira, estão marcados os outros dois duelos das quartas. O Juventus recebe o Figueirense, às 15h, no Estádio João Marcatto e o Joinville joga contra o Brusque, às 19h, na Arena Joinville. Com a manutenção da fórmula, o Catarinense deve se estender até o dia 26 de julho.