A diretora da Direção Geral de Saúde de Portugal, Graça Freitas, afirmou que os jogos do Campeonato Português, que recomeça nesta quarta-feira (3), poderão ter a presença de público antes do final desta temporada.
Paralisado desde o dia 13 de março, o torneio será retomado a partir da 25ª rodada, ainda sem a presença de torcedores e com um protocolo de medidas sanitárias para tentar minimizar as possibilidades de contágio do coronavírus entre os atletas.
Em entrevista coletiva, a médica que desde 2018 é diretora do órgão que é vinculado ao Ministério da Saúde, mas que tem autonomia em seu funcionamento, foi perguntada do porque o futebol não teve liberação para a presença de público, já que espetáculos culturais obtiveram essa autorização.
— Temos que olhar para o fenômeno dos espetáculos e do futebol à luz da fase da epidemia. Quando foram tomadas as decisões, achou-se prudente determinadas regras. Vivemos agora uma situação epidemiológica diferente, mas, como em muitos outros países da Europa, algo instável e, por isso, o princípio da precaução mantém-se. E vamos ver como ocorre o recomeço do campeonato, sendo que há situações que podem ser revistas à luz da evolução da epidemia nos próximos dias ou semanas — disse Graça Freitas, que completou: "hoje (quarta-feira, 3) é o grande dia, do grande teste de cidadania que todos temos que dar".
Confira os jogos da 25ª rodada do Campeonato Português:
Quarta-feira (2)
- Portimonense x Gil Vicente
- Famalicão x Porto
Quinta-feira (3)
- Marítimo x Vitória de Setúbal
- Benfica x Tondela
- Vitória de Guimarães x Sporting
Sexta-feira (5)
- Santa Clara x Braga
- Aves x Belenenses
Sábado (6)
- Boavista x Moreirense
Domingo (7)
- Rio Ave x Paços Ferreira