O primeiro-ministro da França Edouard Philippe anunciou nesta terça-feira (28), em discurso na Assembleia Nacional, que o Campeonato Francês desta temporada será encerrado devido ao coronavírus. O torneio está paralisado desde março pela pandemia.
— A temporada 2019-2020 de esportes profissionais, incluindo futebol, não poderá ser retomada. Todos os eventos que reúnem mais de cinco mil participantes não serão realizados antes de setembro — afirmou Philippe.
A medida diz respeito "aos grandes eventos esportivos e culturais, incluindo festivais e grandes salões profissionais", explicou o primeiro-ministro.
A decisão do governo esfria a ideia da Liga de Futebol Profissional (LFP) de retomar o Campeonato Francês em 17 de junho e encerrá-lo em 25 de julho. O projeto seguia as recomendações da Uefa, que pedia a conclusão das competições nacionais antes de encerrar as continentais, teoricamente em agosto.
O anúncio de Philippe também deixa em aberto o final da temporada 2019-2020 do Top 14 de rugby, uma das principais competições desse esporte, e em teoria confirma a realização do Tour de France, remarcado de 29 de agosto para 20 de setembro, desde que atenda ao limite de cinco mil pessoas, pelo menos nos primeiros dias.
Para os ciclistas, confinados assim como outros atletas desde 17 de março, os anúncios do primeiro-ministro abrem caminho para retomar os treinamentos individuais na estrada, a partir de 11 de maio.