O presidente da Associação do Futebol Argentino (AFA), Claudio Tapia, confirmou nesta segunda-feira (27) o encerramento temporada 2019/20 na Argentina em função da pandemia de coronavírus. Assim, não haverá rebaixamento nos campeonatos nacionais por duas temporadas.
A decisão confirmou as classificações de River Plate, Racing e Argentinos Jrs. para a Libertadores de 2021. Eles se juntam ao Boca Juniors, que já estava garantido por ter sido campeão da Superliga.
A Argentina ainda tem mais duas vagas no torneio, que serão preenchidas já com a temporada 2020/21 em andamento. Para a Sul-Americana irão Vélez, San Lorenzo, Newell's, Talleres, Defensa y Justicia e Lanús. O presidente da AFA evitou estipular prazo para volta do futebol no país.
— Precisamos que a indústria do futebol comece a funcionar porque vamos viver uma crise mundial, mas em primeiro lugar está a vida de cada um. A ideia é voltar a jogar com a maior segurança. Se tiver de ser em janeiro, faremos — disse Tapia em entrevista ao TNT Sports.
Nesse domingo (26), o governo argentino suspendeu voos comerciais até 1º de setembro. A decisão poderá impactar diretamente na Libertadores e na Sul-Americana deste ano.