O retorno do futebol na Polônia já tem data marcada. Segundo declarou o primeiro-ministro Mateusz Morawiecki, no sábado (25), a ideia é reabrir as áreas de esportes ao ar livre no próximo dia 4 de maio, o que deve permitir o recomeço do campeonato nacional a partir de 29 de maio, com jogos sendo disputados com portões fechados.
— O esporte é uma parte importante da economia nacional, que contribui para melhorar a saúde e sabemos como é importante restaurar a normalidade — declarou o premiê polonês.
Segundo as declarações de Morawiecki, o próximo estágio de redução das restrições esportivas inclui a reabertura de pavilhões esportivos internos, seguido por piscinas e academias de ginástica e corridas de pista no mês de junho.
A primeira divisão polonesa, composta por 16 equipes, foi interrompida devido à pandemia do coronavírus no dia 8 de março, quando foi realizada a 26ª rodada. O torneio local é disputado em dois turnos, em sua fase classificatória, e os oito melhores passam para a fase decisiva.
Na competição, atuam sete brasileiros Luquinha (Légia Varsóvia), Thiago e Vinícius Ferreira (KS Cracovia), Conrado (Lechia Gdańsk), lateral-esquerdo que iniciou a carreira no Grêmio; Jean Carlos e Hebert (Wisła Kraków) e Marcus Vinícius (Arka Gdynia).
De acordo com números da Universidade Johns Hopkins, a Polônia tem 11.395 casos de covid-19 confirmados e 526 mortes.