Previstas para terminarem na próxima segunda-feira (21), as férias dos jogadores de quase todos os 40 times das séries A e B do Brasileirão serão estendidas por mais 10 dias — fechando, assim, um mês de recesso. A decisão foi tomada em reunião por videoconferência pela Comissão Nacional de Clubes com a CBF.
Agora, os clubes terão de entrar em acordo com jogadores para estender o prazo das férias. A dupla Gre-Nal foi favorável à prorrogação de 20 para 30 dias do período. O Grêmio foi representado pelo presidente, Romildo Bolzan Jr, e pelo CEO, Carlos Amodeo. Já o Inter, pelo segundo vice-presidente do Conselho de Gestão, Alexandre Chaves Barcellos.
Assim, a nova data de retorno às atividades para os clubes que conseguirem chegar a um acordo com seus atletas será 1 de maio. Ainda não há prazo para a retomada dos jogos em função da pandemia do coronavírus.
Na reunião, não houve debate sobre o calendário do futebol brasileiro, paralisado em 15 de março, com a realização de rodadas dos Estaduais. A pauta da venda dos direitos de transmissão internacional do Brasileirão será discutida na sexta (16).
Confira a nota:
A Comissão Nacional de Clubes (CNC), órgão estatutário da CBF com independência deliberativa dos clubes, informa que em reunião realizada no dia de hoje, 14 de abril de 2020, os Clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro de Futebol, por expressiva maioria optaram por estender as férias de seus atletas até o dia 30 de abril de 2020, com o objetivo de preservar o calendário do futebol brasileiro e todas as suas competições (Estaduais, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro).
A CNC esclarece ainda, que 3 (três) clubes do Rio de Janeiro (Flamengo, Vasco e Botafogo) ainda não fizeram esta opção sobre a extensão de férias, tendo em vista aguardarem o resultado de estudos objetivando um possível retorno do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro no mês de maio, desde que isso não prejudique o calendário do futebol nacional.