Desde março, a maioria dos campeonatos de futebol em todo o mundo estão paralisados por conta da pandemia do coronavírus. As principais competições ainda não têm datas definidas para o retorno. Enquanto aguardam novas decisões, alguns clubes já começaram a retomar as atividades, adotando medidas de prevenção em relação ao contágio da doença. Confira alguns exemplos:
Alemanha
Os primeiros clubes que retomaram as atividades foram o Bayern de Munique, o Borussia Moenchengladbach, o Wolfsburg e o Paderborn, no dia 6 de abril. A estratégia utilizada pelas equipes foi fazer os atletas treinarem em grupos de cinco, sem qualquer contato entre eles, além de manter a distância de dois metros entre um e outro.
A paralisação da Bundesliga, por conta da pandemia, ocorreu em 12 de março. A Liga Alemã de Futebol está disposta a reiniciar os campeonatos em 9 de maio, com portões fechados. A medida, no entanto, depende das autoridades políticas do país.
Inglaterra
Arsenal, Brighton e West Ham retornaram aos treinamentos nesta segunda-feira (27), mesmo que o governo britânico não tenha amenizado as medidas de combate ao coronavírus no país.
No Arsenal, os jogadores dever se deslocar ao centro de treinamento já vestidos com o equipamento de trabalho (camisas, calções, meias e chuteiras). Além disso, os jogadores não poderão tomar banho, nem fazer refeições nas dependências do clube.
Portugal
O elenco do Sporting voltou aos treinamentos no dia 20 de abril, ainda com restrições por conta do coronavírus. As atividades em campo eram realizadas apenas por dois jogadores de cada vez, com orientação de dois profissionais da comissão técnico e supervisão de um dos médicos do clube. O campeonato português ainda não tem data prevista para ser reiniciado.
Ucrânia
O Shakhtar Donetsk retornou aos treinamentos no dia 23 de abril. O elenco foi dividido em grupos de quatro e realizaram atividades distantes um dos outros. Os exercícios duraram cerca de 50 minutos. O campeonato ucraniano segue sem data definida para o retorno.