A Liga Francesa de Futebol Profissional (LFP) seguiu nesta quinta-feira (30) as decisões do governo de seu país devido à crise de saúde do novo coronavírus e decretou a suspensão definitiva da temporada 2019-2020 da Ligue 1, aceitando em seu Conselho de Administração uma "classificação final". Com isso, o PSG foi declarado campeão nacional.
Nesta classificação, o Olympique de Marselha e o Rennes conseguem uma vaga para disputar a próxima Liga dos Campeões, enquanto o grande perdedor entre os maiores clubes do país é o Lyon, que em sétimo lugar ficou fora das competições europeias, algo que não acontecia há mais de 20 anos.
De acordo com a classificação final divulgada pela LFP em uma entrevista coletiva por telefone, Toulouse e Amiens são as equipes rebaixadas para a segunda divisão, enquanto Lorient e Lens chegam à elite da Ligue 2, o que pode levar a uma onda de ações perante os tribunais esportivos e administrativos.
A decisão da LFP ocorre dois dias após as declarações do primeiro-ministro Edouard Philippe, que afirmou que "a temporada 2019-2020 de esportes profissionais não poderia ser retomada".
— Essa declaração é inequívoca. Tivemos que tomar uma decisão firme e definitiva sobre a temporada atual. Decretamos o final da temporada 2019-2020 — confirmou Nathalie Boy de la Tour, presidente do órgão organizador da Ligue 1.