Se por um lado Gauchão e Divisão de Acesso foram suspensos em meio à disputa, a Terceira Divisão do Campeonato Gaúcho vive a incerteza de saber quando realmente começará. A tabela original, divulgada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) em fevereiro, previa começo para o final de semana dos dias 4 e 5 de abril. Mas isto não deverá ocorrer.
De acordo com o presidente da FGF, Luciano Hocsman, a suspensão para as competições que ainda não começaram são por tempo indeterminado. Gauchão e Divisão de Acesso, inicialmente, foram paralisados por 15 dias no último dia 16 de março. Mas ninguém acredita que os jogos irão voltar a partir dos primeiros dias de abril e a prorrogação da paralisação deverá ocorrer certamente. Hocsman disse ainda que mais para a frente, vai trabalhar com os clubes para traçar uma estratégia de quando a disputa poderá ser iniciada.
A Terceirona Gaúcha reúne 16 clubes da capital e do interior. São times de muita tradição como o Foot Ball Club Rio-Grandense, de Rio Grande, campeão gaúcho de 1939, e que estava afastado dos gramados há mais de 15 anos; o Grêmio Atlético Farroupilha, de Pelotas, campeão estadual em 1935; o Sport Club Rio Grande, time mais antigo do Brasil ainda em atividade e que em julho completará 120 anos; o Futebol Clube Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul, o Sport Club Gaúcho, de Passo Fundo, e a Associação Esportiva São Borja. Os jogos iriam até agosto.
GRUPO A
Santa Cruz, Farroupilha, Rio Grande, Rio-Grandense, Farroupilha, Real Capão, 12 Horas e União Harmonia.
GRUPO B
Gaúcho, São Borja, Três Passos, Santo Ângelo, Marau, Nova Prata, Novo Horizonte e PRS.