A campanha perfeita, que culminou com o título do ATP 250 de Santiago, segue rendendo frutos ao brasileiro Thiago Wild. Com os 250 pontos conquistados no Chile, ele subiu 69 posições no ranking mundial e está em 113º lugar, com apenas 88 pontos de desvantagem para o italiano Salvatore Caruso, o 100º colocado.
Campeão juvenil do Aberto dos Estados Unidos de 2018, Wild já é o número 2 do Brasil, atrás do cearense Thiago Monteiro, que também cresceu na classificação e agora é o 82º, seis postos acima da posição na semana anterior.
Primeiro tenista nascido neste milênio a ganhar um ATP, Thiago Wild também subiu 12 posições no ranking da Next Gen — os jogadores que têm até 21 anos — e agora é o segundo mais bem colocado da nova geração, com 295 pontos, atrás somente do canadense Felix Auger-Aliassime, que soma 635. Os oito melhores desta lista disputarão o Finals da categoria, em Milão, na Itália.
— É algo que sempre sonhei fazer. Preciso apenas tirar o melhor desta semana e continuar nesse ritmo pelo resto da temporada —disse Wild, após se tornar o nono brasileiro a ganhar um título no circuito mundial de tênis.
Federer cai uma posição e Thiem é o novo número 3 do mundo
Sem entrar em quadra em virtude de uma artroscopia no joelho direito, o suíço Roger Federer já perdeu uma posição. O suíço aparece em quarto lugar após ser ultrapassado pelo austríaco Dominic Thiem. Campeões em Dubai e Acapulco, no último final de semana, o sérvio Novak Djokovic e o espanhol Rafael Nadal seguem em primeiro e segundo, respectivamente. O Top 5 é completado pelo russo Daniil Medvedev.