Melhor tenista do Brasil no ranking mundial da ATP, em que ocupa a 88ª posição, Thiago Monteiro está nas oitavas de final do Rio Open. Na terça-feira (18), em jogo que teve três horas e três minutos de duração, ele derrotou o argentino Guido Pella, número 26 do mundo e quarto na lista de favoritos do torneio, de virada — parciais de 5/7, 6/4 e 7/6 (3).
— Um jogo que valia muito. Ele era o favorito, um cara que vem vindo muito bem nos últimos anos. Realmente é acreditar que eu posso jogar de igual para igual com esses caras melhores ranqueados, acreditar que eu posso também subir no nível, acreditar que também eu posso ir longe nos grandes torneios. E é seguir trabalhando, seguir forte mentalmente, seguir acreditando — disse Monteiro, após a partida, em entrevista ao Sportv.
Esta foi a segunda maior vitória da carreira do tenista de 25 anos, que já havia derrotado o francês Jo-Wilfried Tsonga, então 9 do mundo, na primeira rodada do Rio Open de 2016. O próximo adversário de Monteiro será o húngaro Attila Balázs, 106º do ranking, que passou pelo uruguaio Pablo Cuevas, algoz do brasileiro nas edições de 2016 e 2018, por 2 a 0 (6/4 e 6/3).
Felipe Meligeni rouba set de vice-campeão do Aberto da Austrália
A zebra rondou a quadra Guga Kuerten, no Jockey Club Brasileiro, na noite de terça. Número 341 do mundo, o brasileiro Felipe Meligeni, que completa 22 anos nesta quarta-feira (19), surpreendeu ao ganhar um set do austríaco Dominic Thiem, cabeça de chave número um e atual quarto colocado no ranking da ATP.
Depois de começar a partida com bom desempenho e equilibrar o set inicial em 2/2, o sobrinho do ex-tenista Fernando Meligeni foi dominado e perdeu a primeira parcial por 6/2. Porém, no segundo set, Thiem começou a sentir dores no joelho esquerdo e pediu atendimento médico duas vezes. Instável, o vice-campeão do Aberto da Austrália deste ano acabou sendo derrotado por 6/4, para delírio do público brasileiro.
Porém, no set decisivo, o austríaco retomou o controle do confronto e não deu chances a Meligeni, que só venceu um game e viu o sonho de eliminar o campeão da edição de 2017 ruir.
— O primeiro set ele jogou muito bem, eu estava muito nervoso antes de entrar na quadra e foi difícil me acalmar. No segundo ele passou a não jogar tão bem por causa do problema (no joelho) e resolvi usar isso para me motivar e tentar buscar algo —declarou o brasileiro ao canal Sportv.
Para Dominic Thiem, a dor no joelho foi algo inusitado e que atrapalhou seu desempenho.
— O primeiro set foi muito bom, mas no primeiro game do segundo eu acertei o meu joelho e comecei a sentir dor, mas conforme o jogo foi se desenrolando a dor foi passando e no fim praticamente já não doía mais nada. Isso é bom porque me deixa aliviado, mas nunca tinha sentido uma dor assim no joelho —falou o austríaco de 26 anos, que nas oitavas de final irá enfrentar o espanhol Jaume Munar.