O atacante Moussa Marega, do Porto, abandonou a partida contra o Vitória de Guimarães, válida pelo Campeonato Português, neste domingo (16), após ser alvo de insultos racistas pela torcida rival. O cronômetro marcava 23 minutos do segundo tempo quando Marega acusou os torcedores de insultos e ameaçou deixar o gramado. Ele havia marcado o segundo gol da equipe oito minutos antes.
O lateral ex-Grêmio Alex Telles e outros jogadores do Porto ainda tentaram fazer o jogador ficar em campo. As imagens mostram o camisa 11 indignado.
Ele empurra os companheiros, que tentam contê-lo, e abandona a partida, sendo substituído por Wilson Manafa. O atacante deixou o gramado mostrando o dedo do meio para os torcedores rivais.
A partida seguiu, e terminou com vitória do Porto por 2 a 1. Marega havia feito o segundo e decisivo gol da equipe visitante. Após marcar, ele foi comemorar à beira do campo e era possível ver objetos voando em sua direção.
O protocolo da Fifa indica que o árbitro principal deva interromper a partida assim que perceber injúrias racistas., sejam elas cometidas por jogadores, comissão técnica ou nas arquibancadas. A reincidência de tais atos pode acarretar em término antecipado da partida e derrota decretada para a equipe que tenha sido racista — por seus profissionais ou torcedores.