É ano olímpico, e todo e qualquer ponto vale para a disputa de um lugar nos Jogos de Tóquio 2020. Neste início da temporada, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) não poupará esforços para levar uma delegação completa para o evento poliesportivo que acontece entre julho e agosto. Sendo assim, na primeira competição do ano, o Grand Prix de Tel Aviv, em Israel, 22 judocas foram convocados — entre eles, 10 atletas são da Sogipa.
O clube porto-alegrense é a agremiação com mais representantes na competição, que acontece entre 23 e 25 de janeiro. O maior destaque é o retorno da paulista Nathália Brigida, de 26 anos, aos tatames. A peso ligeiro (até 48kg) passou por uma cirurgia na coluna na metade do ano passado e parou de competir por seis meses.
A Sogipa também será representada pelos gaúchos Aléxia Castilhos (63kg), Daniel Cargnin (66kg) e Maria Portela (70kg). Além de atletas naturais de outros estados: a brasiliense Ketleyn Quadros (63kg), e os paulista Felipe Kitadai (60kg), David Lima (73kg), João Pedro Macedo (81kg), Rafael Macedo (90kg) e Leonardo Gonçalves (100kg).
A porto-alegrense Mayra Aguiar, bicampeã mundial, ganhou férias prolongadas após excelente desempenho em 2019. Nada que prejudique sua ida a Olimpíada, já que é vice-líder do ranking mundial em sua categoria (até 78kg) e espera apenas a lista olímpica fechar, em maio, para carimbar seu passaporte oficialmente.
Treinamentos de campo
Faz parte do planejamento da CBJ, em todo início de ano, a realização de treinamentos de campo em outros países. De 7 a 14 de janeiro, os judocas estarão em Mittersill, na Áustria, e de 15 a 21 de janeiro, em Roma, na Itália.
A reapresentação oficial dos atletas da Sopiga acontecem nesta segunda-feira (6), às 12h, na sede do clube gaúcho.
Seleção brasileira para o GP de Tel Aviv
Feminino
- Nathália Brigida (48kg/Sogipa)
- Gabriela Chibana (48kg/Pinheiros)
- Eleudis Valentim (52kg/Instituto Reação)
- Sarah Menezes (52kg/Flamengo)
- Ketelyn Nascimento (57kg/Pinheiros)
- Aléxia Castilhos (63kg/Sogipa)
- Ketleyn Quadros (63kg/Sogipa)
- Maria Portela (70kg/Sogipa)
- Ellen Santana (70kg/Pinheiros)
- Samanta Soares (78kg/Pinheiros)
Masculino
- Eric Takabatake (60kg/Pinheiros)
- Felipe Kitadai (60kg/Sogipa)
- Daniel Cargnin (66kg/Sogipa)
- Willian Lima (66kg/Pinheiros)
- David Lima (73kg/Sogipa)
- Eduardo Katsuhiro (73kg/Paineiras)
- Eduardo Yudy (81kg/Pinheiros)
- João Pedro Macedo (81kg/Sogipa)
- Rafael Macedo (90kg/Sogipa)
- Giovani Ferreira (90kg/Pinheiros)
- Leonardo Gonçalves (100kg/Sogipa)
- Rafael Buzacarini (100kg/Paineiras)