As seleções brasileira e gaúcha de judô sofreram uma baixa importante para os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. O corte da peso ligeiro, categoria até 48kg, Nathália Brigida ocorreu nesta quinta-feira (18). A atleta da Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa) terá de passar por uma cirurgia na coluna e não poderá disputar o torneio, que começa no dia 26 de julho.
A má notícia foi confirmada após uma bateria de exames feitos pelos médicos da CBJ em São Paulo — onde as equipes principais participaram de um treinamento de campo. A judoca teve uma hérnia de disco detectada na lombar e não escapará da sala de operações. O tempo de recuperação será de dois meses.
Brigida não é novata em Jogos Pan-Americanos. Na edição de Toronto, em 2015, foi medalhista de bronze. A lesão chega como um balde de água fria na carreira da atleta, que vive bom momento. Nathália iniciou o ano pré-olímpico com o pé direito, conquistando quatro medalhas no circuito mundial: três bronzes e uma prata.
Com os resultados, subiu 70 posições no ranking. É a número 21 do mundo na categoria e, hoje, já estaria classificada para os Jogo Olímpicos de Tóquio 2020. Essa é a terceira cirurgia para o currículo da paulista, ela esteve afastada por mais de dois anos dos tatames recuperando-se de operações no ombro direito.
Em seu lugar, a entidade ainda não escolheu uma substituta. Gabriela Chibana seria a provável escolha por ser a segunda brasileira mais bem ranqueada do mundo no peso.
Troca-troca no Mundial de Judô
Brigida também estava confirmada para a disputa do Mundial de Judô, em Tóquio, entre os dias 25 e 31 de agosto — o torneio servirá como evento-teste para os Jogos Olímpicos de 2020. No entanto, com a cirurgia na coluna, não irá se recuperar a tempo e também está fora da competição. Com isso, a vaga será repassada a outra atleta da Sogipa: a porto-alegrense Aléxia Castilhos, de 24 anos, da categoria até 63kg.
Para a convocação do Mundial, a CBJ se baseou na pontuação dos atletas de acordo com o ranking do site judobase.ijf.org após o Grand Slam de Baku, no Azerbaijão, em maio. Apenas as nove melhores colocadas são chamadas — sete de cada categoria, mais duas vagas extras.
Não sendo obrigatória a presença de uma atleta para cada peso. Neste ano, por exemplo, a CBJ não terá representantes nas categorias 48kg e 73kg. Como na época a gaúcha estava em 10°, havia ficado de fora da lista final. Mas agora, com Nathália lesionada, Aléxia herda a vaga.
Seleção brasileira para o Pan de Lima 2019
Masculino
Renan Torres - 60kg
Daniel Cargnin - 66kg (Sogipa)
Jeferson Santos Jr. - 73kg
Eduardo Yudy - 81kg
Rafael Macedo - 90kg (Sogipa)
Leonardo Gonçalves - 100kg (Sogipa)
Rafael Silva (+100kg)
Feminino
Nome indefinido - 48kg
Larissa Pimenta - 52kg
Rafaela Silva - 57kg
Aléxia Castilhos - 63kg (Sogipa)
Ellen Santana - 70kg
Mayra Aguiar - 78kg (Sogipa)
Beatriz Souza - +78kg
Seleção brasileira para o Mundial de Judô
Masculino
Eric Takabatake - 60kg
Felipe Kitadai - 60kg (Sogipa)
Daniel Cargnin - 66kg (Sogipa)
Eduardo Yudy - 81kg
Rafael Macedo - 90kg (Sogipa)
Leonardo Gonçalves - 100kg (Sogipa)
Rafael Buzacarini - 100kg
Rafael Silva - +100kg
David Moura - +100kg
Feminino
Larissa Pimenta - 52kg
Eleudis Valentim - 52kg
Rafaela Silva - 57kg
Aléxia Castilhos - 63kg (Sogipa)
Ketleyn Quadros - 63kg (Sogipa)
Maria Portela - 70kg (Sogipa)
Mayra Aguiar - 78kg (Sogipa)
Beatriz Souza - +78kg
Maria Suelen Altheman - +78kg