A Copa do Brasil de 1999 não terminou bem para o Inter. Apesar de ter chegado até a fase semifinal, o Colorado foi eliminado pelo Juventude em pleno Beira-Rio.
No dia 2 de junho, a equipe da Serra veio a Porto Alegre e aplicou uma goleada de 4 a 0. Na partida de ida, no Alfredo Jaconi, o placar não saiu do 0 a 0.
No dia 13 de junho, ocorreu o terceiro clássico Gre-Nal do ano. Até o final da temporada, foram mais cinco. Válido pelo Campeonato Gaúcho, o Inter saiu vencedor e conseguiu amenizar, pelo menos momentaneamente, a derrota na competição nacional. O placar foi de 1 a 0.
O Colorado, comandado por Paulo Autuori, atuou de forma mais ofensiva, enquanto o Grêmio entrou em campo com um esquema de três zagueiros e Ronaldinho no ataque, em escalação então não experimentada por Celso Roth.
O gol colorado foi marcado aos 12 do segundo tempo. Dunga cobrou a falta direto na cabeça do zagueiro Gonçalves, que aproveitou a saída errada de Danrlei e tocou para as redes. O lance mais polêmico do jogo foi ao final: Ronaldinho cobrou uma falta no travessão, a bola ainda bateu em cima da linha do gol, mas não entrou. Essa foi a única finalização do Grêmio ao longo de toda a partida.
Mesmo com a vantagem obtida pela vitória, o Inter não conseguiu vencer o Gauchão. A conquista foi do Tricolor. No Brasileirão, as campanhas decepcionaram, com o Inter lutando contra o rebaixamento até as rodadas finais. Houve ainda dois clássicos pelo mata-mata da Seletiva para a Libertadores 2000. O Colorado avançou de fase, mas foi eliminado pelo Athletico-PR.
Confira as escalações das equipes
GAUCHÃO — 13/6/1999
INTER (1)
Andre; Enciso, Gonçalves, Lúcio, Régis e Elivélton; Dunga (Denílson), Anderson e Claiton (João Santos); Fabiano (Almir) e Christian.
Técnico: Paulo Autuori
GRÊMIO (0)
Danrlei; Marco Antônio (Gavião), Ronaldo Alves (Zé Afonso), Scheidt, Éder e Roger; Djair, Goiano e Cleison (Rodrigo Gral); Ronaldinho e Agnaldo.
Técnico: Celso Roth