O ano de 1980 marcou a chegada de um gaúcho pela primeira vez na final de Libertadores. O Inter, no entanto, ficou com o vice-campeonato da competição. No dia seis de agosto, o Colorado perdeu por 1 a 0 para o Nacional, em Montevidéu, e teve adiado o sonho de vencer o torneio continental. No jogo de ida, no Beira-Rio, a partida ficou no 1 a 1.
Apenas 18 dias depois do trauma, foi disputado o primeiro clássico do ano, o Gre-Nal de número. Como o primeiro turno do Campeonato Gaúcho já estava decidido, o Inter levou a campo uma equipe formada por reservas e juniores, comandadas pelo interino Pedro Figueiró.
Os titulares do técnico Ênio Andrade disputaram no mesmo dia a final de um torneio amistoso no Marrocos. O Grêmio foi com o que tinha de melhor. O time de Valdir Espinosa teve a estreia do meia Paulo Isidoro em clássicos.
O Grêmio abriu o placar aos 37 minutos do primeiro tempo, com Baltazar. A jogada do gol começou com Odair. Pedro Omar rebateu mal, para dentro de sua própria área, e Baltazar chutou de primeira, sem chances para o goleiro colorado Gilmar. O empate veio ainda na primeira etapa. Aos 44 minutos, Tonho cobrou um escanteio pela esquerda e Popéia pulou mais alto que a zaga tricolor e marcou de cabeça.
No segundo tempo, aos 18 minutos, Baltazar finalizou, e Gilmar defendeu. No rebote, Dirceu cabeceou para o meio da área e Tarciso completou para as redes. A igualdade no placar veio aos 27 minutos. E mais uma vez com Popéia. Tonho lançou Bira pela intermediária esquerda. O centroavante entrou na área e o goleiro Leão cometeu pênalti. Na cobrança, Popéia converteu.
O Inter chegou a conquistar o segundo turno do Gauchão, mas quem ficou com o título da competição foi o Grêmio, que somou mais pontos no hexagonal final e se sagrou bicampeão gaúcho. A temporada não foi de grandes conquistas para a Dupla. No Campeonato Brasileiro, que na época era disputado no primeiro semestre, o Grêmio foi eliminado na segunda fase da competição. Já o Inter perdeu nas semifinais para o Atlético-MG.
Confira as escalações das equipes
GAUCHÃO — PRIMEIRO TURNO — 24/8/1980
GRÊMIO (2)
Leão, Mauro, Neymar, Vicente, Dirceu, Vitor Hugo, Paulo Isidoro, Dejair, Tarciso, Baltazar e Odair (Renato Sá).
Técnico: Valdir Espinosa
INTER (2)
Gilmar, João Carlos, Bob, Paulo Marcos, Paulo Omar, Leonel, Amauri, Tonho, Popéia, Bira (Adavilson) e Pedro Verdum (Renê).
Técnico: Pedro Figueiró