Terminou tudo igual no primeiro dia de confronto da Copa Davis entre Brasil e Barbados. O duelo é válido pelo Zonal Americano I da mais tradicional competição por equipes de tênis. Nesta sexta-feira (13), cada seleção venceu uma partida na Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma.
A partida que abriu a rodada teve vitória do barbadiano Darian King sobre o campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima, João Menezes, por 2 sets a 1, de virada, parciais de 3/6, 6/4 e 6/2.
— Eu saquei muito bem no primeiro e no segundo sets, conseguindo variar o saque e usando a segunda bola mais agressiva. Fui sólido, principalmente no primeiro set. A lição que levo é que tenho que tentar jogar mandando mais no ponto. O Darian tem uma característica diferente, gosta de pontos mais longos, troca bastante bola e não erra muito. Quando consegui ser mais ofensivo, levei vantagem — disse Menezes, após a partida.
No segundo confronto do dia, o cearense Thiago Monteiro superou Hayden Lewis por 2 sets a 0, com um duplo 6/2, e igualou a série.
O capitão Jaime Oncins, que estreou no comando da equipe nesta sexta-feira, elogiou a postura dos dois brasileiros:
— O dia foi produtivo. O Thiago jogou bem, assim como o João, mas o King fez por merecer a vitória. O João estava estreando e fez o que a gente pediu: lutou o tempo todo, deu 100%.
Brasil e Barbados voltam à quadra neste sábado (14), às 11h, para uma rodada tripla. O primeiro jogo será o de duplas, seguido pelos confrontos de simples. O vencedor irá avançar para o World Qualifiers, que será disputado em março do próximo ano e será classificatório para o Grupo Mundial da Copa Davis.