A seleção masculina de handebol estreou com o pé direito nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, nesta quarta-feira (31). Após a conquista do hexa no feminino, os meninos brasileiros venceram sem problemas o México por 33 a 23 no primeiro confronto do Grupo B. A medalha de ouro na modalidade também significa vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Abusando dos contra-ataques, o Brasil foi superior na maior parte do tempo e garantiu dois pontos no torneio. Felipe Borges e Haniel Langaro foram os destaques, com nove e seis gols, respectivamente.
— Acho que o Brasil começou bem. O México é um time que a gente tinha pouca informação. Acho que fizemos o nosso trabalho. Erramos muitas bolas, isso é algo que temos que melhorar para o próximo jogo já. Estamos satisfeitos. Agora a gente vai analisar o que errou. Melhorar um pouco a defesa, no primeiro tempo a gente foi muito bem, mas no segundo deu uma caída, então tem que melhorar nesse ponto. O próximo jogo é amanhã já, tem que concentrar e consertar esses erros — disse Borges após o jogo.
Em Lima, o Brasil busca o tetracampeonato pan-americano. A seleção masculina levou o ouro em Toronto 2015, no Rio 2007 e em Santo Domingo 2003.
Os brasileiros voltam a jogar no dia 1° de agosto contra o Peru, às 20h (horário de Brasília). No dia 2, às 22h30min, o Brasil atua contra os cubanos.