O Brasil começou muito bem a sexta-feira (2) nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Na final do stand up paddle feminino, uma das provas do surfe, modalidade que faz sua estreia na competição e que também será disputada pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, Lena Guimarães conquistou a medalha de ouro. Na sequencia, foi a vez de Vinnicius Martins faturar a prata, na disputa masculina.
No feminino, a prova estava sendo dominada pela norte-americana Candice Appleby, que tinha uma boa vantagem sobre a canadense Lina Augatis e própria brasileira. Porém, as agitadas ondas de Punta Rocas, literalmente, derrubaram as líderes e Lena soube aproveitar a chance para assumir a liderança e garantir a inédita medalha de ouro.
— Fui para o tudo ou nada ali no final em uma onda, vim capotando e quando cheguei falei: devo ser a última. Só que eu não estava vendo ninguém na areia e aí me deram parabéns. Eu perguntei, parabéns ? Eu tirei algum lugar ? Então me disseram que era o primeiro e aí me dei conta de que não tinha ninguém aqui (areia) ainda. Muito feliz ! — comemorou a campeã pan-americana de 38 anos, que completou a prova em 33min25seg7. O pódio ainda teve a norte-americana Candice Appleby e a porto-riquenha Mariecarmen Rivera.
E no masculino, a medalha de ouro ficou com o norte-americano Coonor Baxter, que terminou a prova com o tempo de 24min18seg7. Vinnicius fez 25min01seg3, enquanto o peruano Itzel Delgado precisou de 26min24seg3, para garantir a medalha de bronze.
Com os dois pódios do surfe, na manhã desta sexta, o Brasil soma 49 medalhas no Pan, com 13 ouros, 13 pratas e 23 bronzes.