A seleção brasileira masculina de vôlei derrotou o Chile, por 3 a 1 (25/18, 22/25, 25/16 e 25/27), em 1h54min de partida disputada nesta quinta-feira (1º) no Polideportivo de Callao.
Com o resultado, o Brasil chegou aos oito pontos e manteve a liderança do Grupo B. Nos Jogos Pan-Americanos, a pontuação é diferente das competições internacionais organizadas pela FIVB. Quem vence por 3 a 0 marca 5 pontos. Vitória por 3 a 1 dá 4 pontos e 3 a 2, garante 3 pontos. Os pontos dos perdedores equivalem ao número de sets que consigam vencer.
A partida não foi tão fácil, mas, na avaliação do técnico Marcelo Fronckowiak, o desempenho cresceu em relação a estreia contra o México.
— Vi umas críticas muito duras depois do jogo com o México. Mas tem que ressaltar que os mexicanos jogaram o torneio olímpico. Nós temos uma cobrança muito grande por ser Brasil, mas são jovens — afirmou o treinador gaúcho.
Como ocorreu na primeira partida, o oposto Abouba, com 19 acertos, foi o maior pontuador. Destaque também para o central Matheus e para o ponta Rodriguinho, que terminaram com 18 e 14 pontos, respectivamente.
O Brasil voltará à quadra nesta sexta-feira (2) para enfrentar os Estados Unidos, que se recuperaram da derrota para o Chile e venceram o México por 3 a 0, atingindo seis pontos na classificação. Os chilenos estão com quatro e os mexicanos tem um.
Para garantir a vaga entre os quatro finalistas, basta ao time brasileiro ganhar um set da equipe norte-americana, que tem como base a Universidade do Havaí, vice-campeã da NCAA, a liga universitária do país.