O Brasil garantiu mais uma medalha de ouro na vela nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Na tarde deste sábado (10), as campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze terminaram a regata final da classe 49er FX na terceira posição, o suficiente para garantir o título pan-americano para a dupla brasileira.
Martine e Kahena já haviam garantido o ouro desde a última quinta-feira (8). Elas não tinham mais chances de serem ultrapassadas e precisavam apenas completar a medal race para confirmar a conquista do ouro.
Nesta sexta-feira (9), a vela brasileira já havia faturado dois ouros — Patrícia Freitas na classe RS:X (prancha-vela) e Gabriel Borges e Marco Grael na classe 49er.
Quem também garantiu medalha neste sábado foi o trio formado por Claudio Biekark, Isabel Ficker e Gunnar Ficker. Eles brigavam pelo título na classe lightning, mas ficaram com a prata após terminarem a última regata na terceira posição. Concorrentes diretos na disputa, os argentinos Javier Conte, Paula Salerno e Ignacio Giammona venceram a medal race e ficaram com o ouro.
Além deles, o ouro com Bruno Lobo, na Fórmula Kite, e Matheus Dellagnelo, na Sunfish. E também o bronze com Juliana Duque e Rafael Martins, no Snipe.