O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou nesta quinta-feira (25) uma dupla como porta-bandeira da delegação brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Lima. As velejadoras Martine Grael e Kahena Kunze, campeãs olímpicas no Rio 2016 e atuais número 1 do mundo da classe 49er FX, serão as responsáveis por carregar a bandeira do país no Estádio Nacional do Peru na cerimônia de abertura, que ocorre às 21h (horário de Brasília) desta sexta-feira (25).
Além de histórico, o fato de duas pessoas carregarem a bandeira de seu país na festa de abertura, é também a primeira vez que o Brasil escolhe mulheres como representantes no evento inicial.
A primeira e única vez que Martine e Kahena disputaram Jogos Pan-Americanos foi na última edição, em Toronto 2015. Elas foram medalhistas de prata, ficando atrás das argentinas María Branz e Victoria Travascio. O aprendizado do Pan se refletiu nos Jogos Olímpicos Rio 2016, quando conquistaram o ouro com uma vantagem de apenas dois segundos para as segundas colocadas da Nova Zelândia.
A competição de vela nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019 começa no dia 3 de agosto. Depois da disputa, a dupla volta para o Japão para mais um período de treinamentos e competições em Enoshima.
O canal SporTV2 transmite ao vivo a cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos.