A ACBF reivindicará no TJD o direito de participar da Taça Brasil de futsal. Nesta sexta-feira, às 10h, o clube terá uma audiência com integrantes do tribunal, na sala de reuniões da OAB Serviços. O julgamento é resultado de uma liminar apresentada em maio, quando a ACBF solicitava sua inscrição na competição, considerando que é a atual campeã estadual. Atualmente, o Atlântico, por ser sede, e a Assoeva são os representantes gaúchos.
O torneio foi montado pela Liga Gaúcha, uma vez que a Federação Gaúcha de Futsal não organizou o campeonato em 2018. Na época, o pedido foi indeferido, com alegação de que havia muito tempo até o início da competição — que começa na segunda-feira (5), em Erechim.
Como há a tendência de o tribunal não atender a solicitação, o advogado Tiago Almeida, da ACBF, deve protocolar ainda nesta sexta-feira (2) dois pedidos de liminares, uma para a inclusão da ACBF e outra pedindo a suspensão da Taça Brasil até que o caso seja julgado.
De acordo com a resolução 02/2019 da CBFS, cabe às Federações Estaduais as indicações dos campeões locais para o torneio. Em caso de ausência, deve ser indicado o clube que segue na ordem de classificação.